quinta-feira, 12 de agosto de 2010

De olho na Copa do Mundo, vice de Iberê defende qualificação dos jovens do RN



O candidato a vice-governador Vagner Araújo (PSB) participou na tarde desta quarta-feira (11) de um encontro com os alunos do Complexo Educacional Contemporâneo, no bairro de Potilândia, zona Sul da capital. Vagner representou o governador e candidato à reeleição Iberê Ferreira, que estava cumprindo agenda administrativa em Brasília. O companheiro de chapa de Iberê falou sobre o processo de transformações e avanços realizados no Rio Grande do Norte e no País ao longo dos últimos sete anos e sete meses.

A Copa do Mundo 2014 foi um dos temas que mais gerou interesse dos alunos. Vagner historiou o processo de candidatura de Natal. "Trabalhamos para Natal, não apenas ser sede da Copa, mas para que possamos dar um salto de desenvolvimento, com a geração de milhares de empregos e a criação de oportunidades", afirmou. Vagner garantiu que o governador Iberê não fará, com essa oportunidade de realização da Copa em Natal, o que os governantes anteriores fizeram com a indústria do petróleo. O candidato a vice-governador considerou a educação a solução para os problemas brasileiros e defendeu uma "reinvenção da escola pública".


fonte: blog do marcos dantas

Debate Band/Diário de Natal entre governadoráveis é hoje



O primeiro confronto dos candidatos ao governo do Rio Grande do Norte acontece hoje à noite. Os cinco concorrentes com representação na Câmara dos Deputados - governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), senadora Rosalba Ciarlini (DEM), ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), Sandro Pimentel (PSOL) e Roberto Ronconi (PTC) - se encontram, a partir das 22h, no Debate Band/Diário de Natal. O programa, mediado pelo jornalista Luciano Júnior, será transmitido ao vivo pelos canais da Band (TV aberta - canal 03/TV a Cabo - canal 16), pela Rádio Club AM 1270 e o DN Online fará transmissão em tempo real. Além de responderem a perguntas entre si, os candidatos ao governo responderão a cinco questões feitas por dois jornalistas, sendo um da Band e outro do Diário. Em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Band realiza debates entre os governadoráveis simultaneamente aorealizado em Natal.

A expectativa dos três candidatos melhor colocados nas pesquisas eleitorais, feitas até o momento, é de que o debate seja uma oportunidade para apresentar suas propostas para o eleitor. Dentre os participantes, apenas Sandro Pimentel prometeu que, além de apresentar suas propostas, pretende mostrar "os pontos fracos" dos seus concorrentes. "Eu vou colocar o dedo na ferida", disse Sandro.

O governador Iberê Ferreira afirmou que vai aproveitar o debate para a apresentar, "de forma responsável e propositiva" os seus projetos. "Vamos mostrar as nossas propostas, mostrar o que nós temos feito, em parceria com o governo de Lula e tudo o que ainda vamos realizar junto com o governo de Dilma", comentou.

O ex-prefeito Carlos Eduardo espera que o debate seja propositivo. "A expectativa é muito boa para que sejam apresentadas muitas boas ideias para os potiguares e que o debate seja respeitoso e civilizado. Espero que a população do Rio Grande do Norte possa tirar bom proveito do que for apresentadodurante o debate e que o encontro sirva para esclarecer o eleitor para que possa fazer uma boa escolha", afirmou Carlos.

A senadora Rosalba Ciarlini disse que o Debate Band/Diário de Natal vem sendo bastante aguardado pelo eleitor por ser uma ótima oportunidade para o confronto de ideias. "Vou estimulada a apresentar o projeto da coligação da A Força da União que quer fazer o RN acontecer. Levo para o debate o sentimento das ruas e o que estou ouvindo da população que não deseja mais o estado na lanterninha da educação, com um sistema de saúde ineficiente e a segurança pública completamente desestruturada. Vamos demonstrar que temos propostas e soluções para esses problemas", disse Rosalba Ciarlini.

Flávia Urbano e Jussara Correia, do Diário de Natal


Faltam mesários para trabalhar nas eleições deste ano



A Justiça Eleitoral ainda enfrenta algumas dificuldades para convencer o eleitor a participar do pleito eleitoral sendo um mesário no dia da eleição. No Rio Grande do Norte são 2.246.691 eleitores aptos a votar no dia 3 de outubro, e, deste total, aproximadamente 30 mil deverá colaborar com a realização do pleito sendo um mesário.

“Até o momento, na 69º zona eleitoral que abrange toda a zona norte da cidade, por exemplo, precisamos de 400 pessoas disponíveis para ser mesário no dia da eleição. Diariamente são encaminhadas cartas pelos Correios para convocação de pessoas que possam trabalhar no dia do pleito, mas temos enfrentado muitos problemas com o retorno destas convocações por não encontrar a pessoa no domicilio, mudanças ou endereços errados”, explicou a chefe de cartório da 69ª zona eleitoral, Viviana Fernandes.

No balanço realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral, nas eleições deste ano, a Justiça contará com 6.899 seções disponíveis para votação em todo o estado. Na mesa receptora de votos (MRV), estarão quatro mesários, e na mesa receptora de justificativa (MRJ) ficarão disponíveis duas pessoas. Para as chamadas MRVs, a Justiça do RN precisa de 27.596 pessoas, no caso das MRJs, estes dados variam de acordo com a decisão do Juiz em disponibilizar seções para justificativas.

Na 69ª zona eleitoral, por exemplo, são 329 seções disponíveis para votação, ou seja, a Justiça Eleitoral precisa de 1.316 mesários para as MRVs. Para as MRJs estarão disponíveis 11 mesas, ou seja, mais 22 mesários serão necessários.

“Temos que estar preparados para as baixas no dia da eleição. Pessoas que por algum motivo não comparecem no dia. Por isso, convocamos os eleitores a participar do pleito colaborando não só com voto, mas também com a realização dele”, ressaltou Viviana Fernandes.

A convocação pode acontecer até um dia antes das eleições, ou mesmo na hora de votar. “Se faltar um mesário, e a ausência representar problemas para a realização do pleito naquela seção, o eleitor que está na fila pode ser convidado a colaborar sendo um mesário”, explicou a chefe do cartório da 69ª zona eleitoral.

Para ser mesário basta ter mais de 18 anos e estar em situação regular perante a Justiça Eleitoral. Não podem colaborar com a realização do pleito os candidatos e os seus parentes até o segundo grau, membros de diretórios de partidos desde que exerçam função executiva, autoridades e agentes policiais, bem como, funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo.

Os mesários são nomeados pelo juiz eleitoral , por isso, aqueles que forem convocados e não comparecerem no dia do pleito terão que apresentar uma boa justificativa. “De acordo com o artigo 124, do Código Eleitoral, o membro da mesa que não comparecer ao local no dia e horário determinado pode acarretar em multa de 50% a 1 salário mínimo. No caso de servidor público poderá receber suspensão de até 15 dias”, explicou Viviana Fernandes.

Benefícios para o Mesário


Aqueles que resolverem trabalhar nas eleições como mesário, além de contribuir com a Justiça Eleitoral, no exercício da cidadania, também terão direito a dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, inclusive treinamentos, sem prejuízo do salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral.

No dia da eleição, o mesário receberá um auxílio alimentação, e o exercício do trabalho realizado no pleito eleitoral será considerado como critério de desempate em concursos públicos para provimento de cargos efetivo no âmbito dos tribunais regionais eleitorais.

Como se inscrever

Para os voluntários interessados em colaborar com as eleições deste ano, a Justiça Eleitoral informa que basta comparecer a um cartório eleitoral, inclusive, nas Centrais do Cidadão e preencher um formulário. Os dados incluem endereço, nome, telefone e título de eleitor. Após o cadastro, o candidato deve aguardar a convocação.

Para agilizar o cadastro, os interessados também podem se inscrever pela internet no endereço www.tre-rn.gov.br, no canal eleitor, e em seguida clicando no link mesário.
fonte: nominuto.com

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

VEM AÍ O 3° CONGRESSO SINDICAL DA FETRAF-RN

Após a sua fundação, em Natal/RN, durante a realização da I Feira e Congresso da Agricultura Familiar Potiguar (26 a 28 de maio de 2004). Através o lema “as mãos que alimentam a nação”, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (FETRAF-RN), posicionou o sentindo e a importância da agricultura familiar no RN. Como também, na II Feira e Congresso da Agricultura Familiar.

E nesta ano de 2010 a FETRAF RN promove nos dias 20, 21 e 22 Sua III feira e Congresso, com o tema “O NOVO SINDICALISMO PROMOVENDO A AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL”, como também, eventos voltado à inclusão social dos agricultores, além de estimular a discussão sobre o assunto no RN.

O evento acontecerá em São Paulo do Potengi e será realizado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio N – FETRAF – RN.

A feira contará com produtos livres de agrotóxicos e a previsão de público é de 10 mil pessoas por dia, entre produtores e consumidores.

O Congresso, por sua vez, ocorrerá nos dias 20, 21 e 22, na Escola São Francisco, onde a FETRAF – RN apresentará projetos bem-sucedidos de produção, organização e geração de renda realizados nos 50 municípios em que atua.