quinta-feira, 16 de junho de 2011

17 de junho: Dia Mundial de combate à Desertificação


A Organização das Nações Unidas adotou o 17 de junho como Dia Mundial de Combate á Desertificação. Em março deste ano, o deputado Fernando Mineiro participou de reunião da ONU para revisão da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação. O parlamentar também é autor da Política Estadual de Combate à Desertificação.

O termo desertificação tem sido muito utilizado para a perda da capacidade produtiva dos ecossistemas causada pela atividade humana. Devido às condições ambientais, as atividades econômicas desenvolvidas em uma região podem ultrapassar a capacidade de suporte e de sustentabilidade. O processo é pouco perceptível em curto prazo pelas populações locais. Há também erosão genética da fauna e flora, extinção de espécies e proliferação eventual de espécies exóticas.

Origina-se, no caso de desertos arenosos, a partir do empobrecimento do solo e conseqüente morte da vegetação, sendo substituída por terreno arenoso. No caso dos desertos polares, a causa evidente é a temperatura extremamente baixa daquelas regiões.

Nas regiões semi-áridas e semi-úmidas secas, a ação humana intensifica os processos de desertificação. As atividades agropecuárias insustentáveis são responsáveis pelos principais processos: a salinização de solos por irrigação, o sobre-pastoreio e o esgotamento do solo pela utilização intensiva e insustentável dos recursos hídricos por procedimentos intensivos e não adaptados às condições ambientais, além do manejo inadequado na agropecuária. O crescimento demográfico e a conseqüente demanda por energia e recursos naturais também exerce pressão pela utilização intensiva do solo e dos recursos hídricos.

fonte: mineiropt.com.br

Presidente do PT de Serra do Mel (RN) é assassinado a tiros no centro da cidade


O diretor do jornal Serrano e presidente do diretório municipal do PT do município de Serra do Mel (RN), a 251 km de Natal, Edinaldo Filgueira, 36, conhecido como Edinaldo do Jornal, foi assassinado a tiros na noite desta quarta-feira (15) no centro da cidade.

A Polícia Militar informou ao UOL Notícias que Edinaldo levou sete tiros de revólver e pistola por volta das 22h45, quando conversava com um amigo na porta da lan house que possuía, vizinha à agência dos Correios da cidade. “Chegaram três homens em uma moto. Um deles desceu e o chamou pelo nome. Quando ele olhou, já foi recebendo os disparos”, disse o sargento Jucelino de Santana.

Segundo o policial, os primeiros levantamentos não apontaram para a existência de ameaças contra Edinaldo ou desentendimentos com outras pessoas. “Se existia, era algo bem velado, porque na cidade ele era muito conhecido e ninguém estava sabendo de nada”, informou.

A Polícia Militar fez rondas, mas até o início da manhã desta quinta-feira (16) não havia localizado nenhum suspeito do crime. As buscas na região vão prosseguir durante todo o dia. A Polícia Civil já abriu inquérito para investigar o caso.

Segundo a secretária do diretório estadual do PT no Rio Grande do Norte, Elis Cavalcante, o crime pegou a todos de surpresa em Natal e ainda não há informações sobre possíveis rixas de Edinaldo. “Ainda estamos buscando essas informações agora pela manhã, para podermos procurar a polícia”, disse.


fonte: noticias.uol.com.br

DIRETORES DO SINTRAF PARTICIPAM DA PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Maria José, Aparecida e Francicarlos Santos



A pré-conferência municipal de sáude, aconteceu no plenário da câmara municipal dos vereadores, nesta tarde de quinta dia 16 de junho, estiveram presentes representantes do governo municipal, profissinais de sáude e usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, onde os presentes apresentaram os problemas relacionados a saúde do município e ao mesmo tempo apresentavam uma proposta. No final foram escolhidos os delegados que participarão no dia 12/07/11 da Conferência Municipal de Saúde que acontecerá no CCI, que serão escolhidos delegados para participarem da conferência estadual e nacional respectivamente.

Santo Antonio/RN: Câmara aprova por unanimidade a prestação de contas da Ex-Prefeita Liliane Barbalho




Em Sessão Ordinária realizada na noite desta quarta-feira (15), foi aprovada por unanimidade a prestação de contas do ano de 2008 da ex-Prefeita Liliane Barbalho. Vale ressaltar que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) já havia aprovado as referidas contas com ressalva. Com este resultado, todos os anos de sua gestão tiveram as contas aprovadas.

FONTE: blog os amigos da onça

quarta-feira, 15 de junho de 2011

PRESIDENTE DO SINDICATO , DÁRIO FORTUNATO PARTICIPOU DE REUNIÃO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL EM NATAL/RN



O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (SINTRAF) de Santo Antonio , Dário Fortunato , participou de audiência na CAIXA em Natal com o Superintendente Regional da Instituição o Sr. Jorge de Castro e Diretores da FETRAF/RN (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte).
O objetivo da reunião foi o de encaminhar com a caixa as demandas que o estado tem para o PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA e cadastrar a FETRAF que será a unidade executora estadual junto ao órgão para que depois o municipio de Santo Antonio , assim como outros 13 municipios serem beneficiados com habitações para os agricultores familiares.
Para Dário Fortunato , esta foi mais uma reunião de uma série de reuniões com a caixa para que depois se possa encaminhar as propostas que o nosso municipio através do sindicato conseguiu organizar.

O DIRETOR DO SINTRAF DE SANTO ANTONIO E UNIVERSITÁRIO DA UFRN, MINISTROU OFICINA PARA PROFESSORES E ALUNOS DA UFRN


Josenilton Paulo, Francicarlos Santos, Lídia Cristina e José Miguel


O universitário formando do curso de Geografia na UFRN e diretor do SINTRAF de Santo Antonio o Sr. Francicarlos Santos, ministrou uma oficina para professores da rede pública e privada e alunos da UFRN no I ciclo de oficinas geográficas com os temas: ecoalfabetização, hortas escolares e softwares geográficos, que aconteceu no Polo de Nova Cruz no dia 11 de junho do ano em curso, com início as 09 horas, estiveram também os alunos universitários José Miguel, Lídia Cristina e Josenilton Paulo.

domingo, 12 de junho de 2011

FELIZ DIA DOS NAMORADOS


O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho. Em Portugal também acontecia o mesmo até há poucos anos, mas atualmente é mais comum a data ser celebrada em 14 de Fevereiro.

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno(deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados (as) da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).

Atualmente, o dia é principalmente associado a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.

O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro.

A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentin -- que nos países do hemisfério norteocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.



FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Namorados