quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Santo Antônio/Câmara Municipal terá 11 vereadores




O acréscimo na quantidade de vereadores foi aprovado de forma unânime. Para a maioria, a cidade estará mais representada no Legislativo



A partir de janeiro de 2013 a Câmara de Vereadores de Santo Antônio terá dois integrantes a mais. A aprovação pelo aumento de vagas ocorreu em duas votações, a primeira dia 14 de setembro, no plenário Maria das Graças de Lima Carvalho Bento. E a segunda votação nesta noite quarta-feira (28). Através da emenda a Lei Orgânica nº 002/2011. Dos 09 atuais, a Câmara passará a ter 11, já a partir de 1º de janeiro de 2013, ou seja, a disputa por uma vaga ficou ainda mais atrativa nas eleições de 2012.

O aumento de vagas na Câmara foi decidido através de um Projeto de Emenda Constitucional, aprovado no Congresso, já que, na maioria das cidades, a quantidade de vereadores havia diminuído. Santo Antônio, que tinha 11 vereadores, passou a ter apenas 09 e, em setembro de 2009, a famosa PEC dos Vereadores foi votada no Congresso e aprovada sob pressão dos suplentes de todo país que lotaram as galerias da Câmara dos Deputados. No entanto, o TSE só autorizou sua aplicação a partir do pleito de 2012.

Na época, a chamada PEC dos Vereadores aumentou em mais de oito mil vagas nas câmaras em todo país, estabelecendo também um novo parâmetro para cada cidade, que muda de acordo com sua população. A PEC também alterou o repasse do duodécimo (verbas que a prefeitura repassa para custear as despesas do Legislativo). No caso de Santo Antônio, o Legislativo recebe 7% da receita do município e esse valor é rateado para pagamento de cargos efetivos, comissionados, além, é claro, do salário dos representantes do povo. Com 09 ou 11 vereadores, o repasse da prefeitura é o mesmo e, em tese, os gastos não teriam alteração.

O presidente da Casa, José de Anchieta de Brito (PP), levou o texto da lei ao plenário e leu o trecho que determina o aumento no número de vereadores, O que define essa mudança é a quantidade de pessoas na cidade. Hoje temos mais de 22 mil habitantes, com isso, temos que ter os 11 vereadores, explicou.


fonte: dedecamilosantoantonio

FETRAF-BRASIL em reunião executiva


A direção executiva da FETRAF-BRASIL, em reunião de avaliação e encaminhamento desde ontem (27), segue nesta quarta-feira (28), com as discussões acerca dos projetos em desenvolvimento, questões referentes à previdência social e registro sindical. A atividade ocorre na Casa de Retiro Assunção, em Brasília.

A executiva traça ações estratégicas para 2011/12, elencando as atividades prioritárias para a Federação, o que inclui resolver o impasse no processo de concessão do registro sindical, uma vez que os Sindicatos da Agricultura Familiar (SINTRAFs) da base da FETRAF-BRASIL não tem conseguido o registro junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e, dar continuidade ao convênio com o Instituto Nacional de Saúde e Seguridade Social (INSS), para que o desconto das mensalidades dos aposentados seja feito automaticamente.

Durante a atividade, a coordenação avaliou o desenvolvimento dos projetos em andamento, como o Projeto de Promoção e Adesão ao Crédito Fundiário e, aqueles que estão em fase de elaboração, como de educação ambiental e qualificação profissional.

Ao discutir a relação da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), com a entidade, Jerônimo Rodrigues Souza, secretário, apontou para a necessidade de consolidar um novo modelo de desenvolvimento no país, com um novo Brasil Rural. Para o secretário a FETRAF é referência por suas contribuições e propostas coerentes.

“Evoluímos muito na agricultura familiar como um conjunto de políticas públicas, mas o estado não consegue acompanhar as demandas e as elaborações dos movimentos. A FETRAF é referência de proposições concretas. O governo Dilma, e o ministro Afonso, [do Ministério do Desenvolvimento Agrário] estão empenhados em consolidar mais políticas, mas que em muitos casos extrapolam o próprio MDA”, considerou.

De acordo com o Jerônimo, o governo é um espaço muito compartimentado que precisa cada vez mais integrar as políticas. “E quem qualifica o governo é o movimento social organizado”. O secretário disse querer estabelecer cada vez mais uma relação próxima com as FETRAFs e construir propostas sólidas de projetos.

Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, apontou para a importância de fortalecer a participação nos colegiados territoriais.

“Isso inclui aperfeiçoar o marco legal para que facilite a relação do governo com as organizações da sociedade civil. A FETRAF tem buscado isso também no CONDRAF[Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável] e é sempre ativa nas conferências existentes, seja de juventude, de ATER [Assistência Técnica e Extensão Rural], de desenvolvimento rural, etc”, avaliou.


fonte: fetrafbrasil

FETRAF integra Fórum Nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres do campo

Maria Cícera Franco, Coordenadora Estadual de Mulheres da FETRAF/RN




Composto por representantes da sociedade civil e governo federal, o Fórum Nacional Permanente de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta, reúne-se nesta terça-feira (27) para dar continuidade à discussão sobre a implementação das Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres em situação de Violência e, definir a participação da sociedade civil no controle desse serviço itinerante.

O evento, que ocorre no Hotel St. Peter em Brasília, debate e avalia projetos direcionados às mulheres agricultoras familiares, extrativistas, catadoras de coco e babaçu e seringueiras. O evento teve inicio na segunda-feira (26).

O Fórum foi criado em 22 de agosto de 2007, por meio da Portaria nº 42, com o compromisso de discutir, formular e implementar políticas públicas de enfrentamento à violência relacionada à realidade dessas mulheres.

De acordo com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), em 2008, o número de mulheres que fizeram denúncias pelo número 180 chegou a 966 e em 2009, aumentou, mas a quantidade de mulheres rurais que denunciaram a violência sofrida representa 4% do total.

Por isso, um dos objetivos do Fórum Nacional Permanente de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta visa pautar a Lei Maria da Penha considerando o contexto do campo e floresta e definir o calendário das campanhas temáticas anuais de enfrentamento à violência, com previsão para que a 1ª edição seja lançada em 2013.

Participam da atividade Maria Cícera Franco de Oliveira, secretária de Mulheres FETRAF Rio Grande do Norte /RN, Aparecida Gonçalves, secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; Ane Cruz, diretora; Janeth Almeida, atual gestora do Fórum e Coordenadora de Ações Preventivas e Educativas; representantes dos ministérios da Justiça, Saúde, do Desenvolvimento Agrário, da Educação, da Agricultura, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e das Secretarias de Políticas da Promoção da Igualdade Racial (Seppir), de Direitos Humanos (SEDH) e da Secretaria-Geral da Presidência da República.


fonte: fetrafbrasil

Médicos anunciam greve, mesmo recebendo aumento

Secretário Domício Arruda garante pagamento a plantonistas


O Governo do Estado confirmou que irá pagar, a partir de hoje, as gratificações aos médicos servidores da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). A notícia, porém, não foi suficiente para mudar a decisão dos profissionais que decidiram manter o indicativo de greve com dia e hora marcados. "Se o Governo não atender nossas reivindicações, iremos iniciar o movimento grevista no dia 4 de outubro às 20h", advertiu o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN), Geraldo Ferreira.
O voto pela permanência do indicativo de paralisação foi feito durante uma assembleia da qual o próprio secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, participou. "Eu estava na audiência e confirmei que o pagamento seria feito no contracheque do mês de setembro. Mas os médicos não recuaram", ressaltou o secretários. Para a classe médica, o Governo do Estado está escamoteando as reivindicações feitas no início de junho.
De acordo com Geraldo Ferreira, o Executivo Estadual apresentou uma proposta de divisão da categoria em duas. Uma que receberá as gratificações a partir deste mês e outra que não receberá. Segundo Domício Arruda, a gratificação só será paga aos médicos que trabalham em regime de plantão. O que corresponde a aproximadamente dois mil profissionais em todo o estado. O Sindicato, em contrapartida, reivindica o pagamento sem distinção de ambiente de trabalho. "Nós somos médicos, independente do local onde desempenhamos nossas funções. Seja num plantão ou em um serviço ambulatorial", defendeu o presidente do Sinmed. Ele reitera que a categoria está revoltada e julga como uma tentativa de destruição do Plano de Cargos e Carreiras da categoria, a decisão do Governo de pagar as gratificações somente a uma parte dos servidores da Saúde. Cerca de 280 médicos servidores da Sesap não receberão o aditivo.Além do pagamento do piso salarial unificado, o Sinmed cobra a inclusão dos aposentados como recebedores do mesmo quantitativo dos profissionais ativos, remoção de pacientes de clínica médica de hospitais de urgência e emergência e, ainda, melhores condições de trabalho. "Não temos condições de atendermos nas circunstâncias nas quais se encontra o Walfredo Gurgel atualmente, por exemplo", reiterou Geraldo Ferreira. Pagamento está garantido para 2 mil médicos O secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, alegou que a incorporação pleiteada pela categoria no final de junho, será depositada com os vencimentos deste mês. Hoje se iniciam os pagamentos referentes ao mês de setembro. "A reivindicação inicial foi pela incorporação da gratificação e isto será provado no contracheque dos médicos. Nós iremos pagar", anunciou o secretário. DIVISÃOSobre a divisão da categoria em duas - os que recebem e os que não recebem a gratificação - o Domício explicou que o Governo irá pagar aos médicos cadastrados na Sesap como plantonistas. Cerca de dois mil médicos irão receber o valor a maior, em detrimento de 280 profissionais cujos salários não sofrerão alteração. "Os que não irão receber são aqueles que trabalham em unidades como o CRI e o Centro de Saúde Reprodutiva, por exemplo", esclareceu Domício Arruda. Além destes, os que estão cedidos a outros órgãos também não receberão. Sobre as imposições feitas pelos médicos, o secretário disse que não poderão ser atendidas. "Agora, o Sindicato quer que seja estabelecido um piso único e não podemos fazer isto". Policiais civis vão esperar reunião com GovernoEm assembleia realizada ontem à noite, o Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol RN), decidiu adiar para o dia 7 de outubro o indicativo de greve da categoria. Após uma reunião dos representantes do Sinpol com a consultora-geral do Estado, Tatiana Mendes da Cunha, ficou acordado uma audiência com o secretário estadual de Administração e Recursos Humanos, José Anselmo de Carvalho, com a direção do Sindicato, além da própria consultora-geral às 16h do próximo dia 6."Atendendo a um pedido da governadora Rosalba Ciarlini, a consultora-geral entrou em contato conosco solicitando uma reunião. Nós apresentamos nossas reivindicações e ela solicitou um estudo da implantação dos nossos planos ao Governo", esclareceu Vilma Marinho. De acordo com ela, a reunião do dia 6 de outubro foi marcada por Tatiana Mendes da Cunha no início da noite de ontem. De acordo com Vilma Marinho, o Governo do Estado vem descumprindo acordos firmados com a categoria com o aval da Justiça Estadual. "Nós temos um título executivo judicial e o Governo insiste em não honrar o que foi acordado", ressaltou. Dentre os itens descumpridos, está a apresentação de um cronograma de pagamento retroativo aos policiais civis.Além disso, o Governo do Estado não realizou a retirada dos presos das delegacias. Ontem, de acordo com o Sinpol, cerca de 76 homens estavam detidos na Delegacia de Plantão da zona Sul, na Cidade da Esperança. O temor de que uma rebelião ocorra e, consequentemente, de que os homens fujam, fez com que os moradores do bairro se organizassem num movimento. Eles cobram ações imediatas da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) e um protesto está marcado para amanhã à tarde em frente à Delegacia. Seis categorias decidiram parar no próximo dia 4Das quinze categorias que compõem a base do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (Sinai RN), seis já confirmaram o início do movimento grevista para o dia 4 de outubro. São elas: Fundação José Augusto (FJA), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), além dos técnicos da administração direta. Até amanhã, outras categorias poderão aderir ao movimento grevista. Os médicos servidores da Saúde Estadual confirmaram o início da paralisação para às 20h do dia 4. O técnicos da Secretarias Estaduais de Educação e Tributação, além dos Agentes Penitenciários, discutirão em assembleia, adesão ao movimento.


fonte: tribunadonorte

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

DIRETOR DO SINTRAF PARTICIPA DE CULTO NA IGREJA BATISTA BETEL

Encarte do CD presente de Deus do cantor André Araújo



Banda da Igreja de Cristo no Brasil acompanhando o cantor André Araújo



Pr. Marcolino Jr, Francigleyson, o cantor André Araújo e Francicarlos Santos



Francigleyson com o Cd Presente de Deus do cantor André Araújo


Cantor André Araújo



O Diretor do SINTRAF de Santo Antonio Francicarlos Santos, participou na noite de ontem dia 28/09/11 juntamente com sua família do culto em louvor ao Senhor na Igreja Batista Betel, localizada no Loteamento dos bem-te-vis próximo ao Conjunto Marcelão, ministrada pelo Pr. Marcolino Júnior. A igreja estava repleta de membros, amigos, convidados e irmãos de outras igrejas louvando e adorando o Rei Jesus e sentindo a verdadeira presença do Espírito Santo do em nossos corações. A igreja recebeu o cantor André Araújo ex-ferro na boneca que trouxe seu testemunho de vida e cantou vários louvores de seu CD Presente de Deus e de outros cantores, também se fizeram presentes o Pr. Alex da Igreja de Cristo no Brasil e a Missionária irmã Ivonete.

REUNIÃO DO SINTRAF NA COMUNIDADE DE GRAVATÁ












Na tarde de quarta, dia 28 de setembro de 2011, os diretores do SINTRAF de Santo Antonio, o Sr. Francicarlos Santos, a Sra. Maria José Rodrigues e a Sra. Aparecida Fagundes, estiveram em reunião na comunidade de Gravatá. O Sr. Genival fez a abertura da reunião dando boas vindas a todos e todas presentes, parabenizou o Sindicato por estar sempre levando as informações da política da Agricultura Familiar para os agricultores.
Em seguida o Sr. Francicarlos Santos, explicou a importância do agricultor familiar para o Brasil, o que é ser agricultor familiar baseado na lei 11.326/06, falou também sobre as políticas públicas para o agricultor familiar: saúde, educação, juventude, mulheres, idosos, dos programas do governo federal como PNAE, P1MC, PNHR, saberes do campo, etc. A Sra. Maria José Rodrigues, aproveitou a oportunidade para parabenizar os presentes os presentes, falou da importância da organização da associação do sindicato e das lutas pelas políticas para o homem do campo. Em seguida ouvimos os agricultores presentes, tiramos as dúvidas dos mesmos e encerramos a reunião com um lanche. Prometemos a associação de Gravatá que na próxima reunião da diretoria, estaremos presente com o nosso Presidente do SINTRAF José Dário.

INAUGURAÇÃO DA AGÊNCIA DO BRADESCO







Os diretores do SINTRAF José Dário, Francicarlos Santos e Alex Pontes, estiveram presentes na inauguração do Banco do Bradesco que está localizado na rua da central. Ocorrido no dia 26 de setembro do ano em curso. Estavam presentes vários comerciantes da cidade que prestigiaram a inauguração oficial. E a benção oficial foi feita pelo padre Adelson que falou da importância de mais um banco para o município.

O Banco do Bradesco é o segundo maior banco privado do Brasil (em ativos totais), e cresceu principalmente através de fusões e aquisições. Foi fundado em 1943 na cidade de Marília, interior de São Paulo, por Amador Aguiar e mais dois amigos. Seu nome originário era Casa Bancária Almeida e, em seguida, Banco Brasileiro de Descontos S.A., cuja sigla era "Bradesco", que passou a ser a razão sozial.

Em 2006, os ativos do banco fecharam o ano em R$ 265,55 bilhões, ainda à frente de seu principal concorrente, o Itaú, que informou ativos de R$ 209,69 bilhões, uma evolução de 37,6%.

O modelo administrativo do Bradesco vem apresentando retorno atraente aos seus 1,4 milhões de acionistas. O terceiro trimestre de 2006 encerrou-se com R$ 243,1 bilhões de reais em ativos totais. Na área de crédito, o saldo foi de R$ 92.013 bilhões de reais, das operações de crédito consolidadas, incluindo adiantamento sobre contratos de câmbio e arrendamento mercantil. O Banco tem ainda sob gestão R$ 140,2 bilhões de reais em fundos de investimento e carteiras administradas.

· Segundo maior banco privado do Brasil;

· R$ 265,55 bilhões em ativos totais;

· 16,8 milhões de clientes;

· 3.235 agências;

· 5.924 agências Banco Postal, em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telegráfos (ECT);

· Líder privado em Internet Banking, com 7,5 milhões de usuários;

· 1,4 milhões de acionistas;

· Maior rede privada de auto-atendimento, com 27.362 máquinas Bradesco Dia & Noite e acesso a Rede Banco 24 horas, composta por 4.631 máquinas;

· R$ 140,2 bilhões em recursos administrados pela BRAM;

· 53,3 milhões de Cartões de débito e crédito e Bradesco;

· Maior empregador privado do Brasil;

· Maior empregador de mulheres do Brasil;

O controle do banco pertence à Cia Cidade de Deus com 47% e à Fundação Bradesco com 17%. O presidente do banco é Luiz Carlos Trabuco Cappi e o presidente do conselho é Lázaro de Mello Brandão. O banco foi indicado como a marca mais valiosa do Brasil pela Brand Analytics. No ranking elaborado em 2009 pelo Financial Times e outras companhias, o Bradesco aparece como a 98ª marca mais valiosa do mundo, com valor estimado de 6,57 bilhões de dólares, tornando-se a primeira companhia brasileira a integrar o ranking das cem mais valiosas marcas do mundo.

Foi eleita pelo Great Place to Work Institute (GPTW) como uma das cem melhores empresas para se trabalhar no Brasil.


fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bradesco


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Santo Antônio/RN: Universitários pedem solução para o problema da superlotação no ônibus






Semana passada fui procurado por um grupo de estudantes que se deslocam todas as noites para faculdades na capital do RN. Na oportunidade eles me informaram que o ônibus que os transporta encontra-se, atualmente, trafegando com superlotação, havendo dias em que são transportadas mais de 80 pessoas. Chamaram a atenção para o fato de que o ônibus foi projetados para acomodar 3 crianças em cada banco, sendo que, diariamente, têm que ser acomodados 3 adultos. Como o número de passageiros sentados é de 48, o restante dos estudantes tem que ir em pé, muitos deles próximos ao motorista e a porta do veículo. Os alunos me relataram, ainda, que na última quinta-feira (22/09) a superlotação foi tamanha que no dia seguinte, sexta-feira (23/09) não houve transporte à Natal dos alunos que estudam à noite nas faculdades, nem daqueles que estudam no IFRN e em Jundiaí, já que estes retornam às sextas-feiras, porque ocorreu um problema mecânico com o ônibus e não houve tempo hábil para conserto. Vale ressaltar que os estudantes que me procuraram não estão reclamando, muito menos criticando o Prefeito, uma vez que eles reconhecem a atitude deste em ceder um veículo para transporte diário, possibilitando assim que desenvolvam seus estudos. O que eles desejam é que o Prefeito resolva o problema da superlotação, pois eles temem pela sua própria segurança, tendo em vista o ônibus andar com lotação além da máxima permitida. Solicitam que a prefeitura ceda outro ônibus ou que coloque à disposição um ônibus com maior capacidade de modo que todos possam ficar acomodados com segurança, já que o risco de acontecer algum acidente nas condições atuais é iminente.
Em contato com o Chefe de Gabinete, Audy Acciole, este me informou que, infelizmente, pelo menos este ano não há como resolver o problema da superlotação. Segundo ele, o município conta, atualmente, com 35 linhas de transporte de estudantes, sendo todas obrigatórias para o município. Há, ainda, o transporte de alunos para o IFRN e para o Colégio Agrícola de Jundiaí, realizado às segundas-feiras e às sextas-feiras, e o transporte de alunos para o Colégio Agrícola de Bananeiras que é realizado quinzenalmente. Audy destacou o fato de que o Prefeito deu total autonomia aos alunos para formarem uma comissão para discutir os problemas relacionados ao transporte noturno dos estudantes universitários à capital do Estado. Porém, ele cita que um dos problemas que podem estar gerando essa superlotação é o fato de que muitos alunos não usam a consciência uma vez que, teoricamente, alguns têm condições de pagar o transporte diário e que, a princípio, o ônibus seria destinado a transportar àqueles que não possuem condições financeiras suficientes de arcar com as despesas de transporte diário.

Nota: As fotos foram tiradas num dia em que não foram todos os estudantes à capital.



fonte: osamigosdaonca

RN sediará grande leilão de cavalo da raça Quarto de Milha


O Rio Grande do Norte sediará mais um grande leilão de cavalo da raça Quarto de Milha. No dia 11 de outubro a Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores de Cavalo Quarto de Milha promoverá a vigésima segunda edição do leilão que já é tradição na Festa do Boi. O evento atrairá criadores de todo país, que vêm ao Estado em busca de comprar animais de genéticas aprimoradas.
O Quarto de Milha longe de ser apenas um hobby, já se transformou em grandes negócios. O leilão é uma mostra disso.O Leilão da ANQM, entidade presidida por João Eider Furtado, levará para negócio 56 lotes de sangue nobre. Nessa edição estarão animais com a genética de grandes nomes da vaquejada, animais pontuados na Associação Brasileira de Quarto de Milha. Serão leiloados filhos de animais consagrados campeões como o Mr Blue Keys TMR, Fishers Show, New Apollo Verde, eternal Rojo Sun JR.O leilão será transmitido ao vivo pelo Novo Canal. Toda produção do leilão ficará a cargo da Agreste Leilões, com Anibal Ferreira na batida do martelo. Durante o evento será realizado a entrega da premiação dos campeões do grande circuito de vaquejada ANQM.

fonte: tribunadonorte

Ex-ministros acompanham homenagem a Lula em Paris


Pelo menos três ex-ministros de Estado e uma série de assessores estarão presentes hoje, em Paris, na cerimônia na qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá o título de doutor honoris causa do Instituto de Estudos Políticos (Sciences-Po), de Paris. Além do ex-chefe de Estado, estão na capital francesa José Dirceu, Luiz Dulci e Márcio Thomaz Bastos.
Na sede da Sciences-Po, uma das escolas de ciências políticas mais respeitadas da Europa, Lula receberá o título de doutor honoris causa.
Apenas Dulci teria as despesas pagas pelo Instituto Lula. Dirceu disse ter compromissos profissionais como advogado em Paris, enquanto Bastos passa férias na capital francesa.

A homenagem da Sciences-Po será feita em nome do avanço do Brasil como potência internacional durante a gestão de Lula. A explicação foi dada na última semana por Richard Descoings, diretor do instituto. "Em 20 ou 30 anos, a história vai reter um período no qual o Brasil se transformou em uma potência internacional", afirmou o cientista político.

Mas, além da homenagem ao Brasil, a indicação de Lula ao título, já concedido a personalidades como o ex-secretário-geral das Nações Unidas egípcio Boutros Boutros-Ghali, é também um autoelogio à Sciences-Po. Em 2011, a instituição comemora 10 anos do início de sua política de discriminação positiva, quando alunos de comunidades carentes da França receberam apoio para ingressar na instituição. "Lula encarna o fato de que podemos chegar ao mais alto nível político mesmo sendo filho ou filha de trabalhadores", lembrou Descoings.


fonte: http://br.noticias.yahoo.com/ex-ministros-acompanham-homenagem-lula-paris-100000146.html


Abertas as inscrições para o Garantia-Safra 2011/2012



Estão abertas as inscrições para os agricultores familiares dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe aderirem ao Garantia-Safra. Para a safra 2011/2012, o MDA disponibiliza 940 mil cotas, que totalizam 191.093 mil cotas em relação a safra passada.

O valor do benefício será pago em cinco parcelas de R$ 136,00 por meio de cartão eletrônico da Caixa Econômica Federal ou pelo cartão do Bolsa Família. O agricultor recebe o benefício sempre que as perdas na safra representarem pelo menos a metade das lavouras de feijão, milho, arroz, mandioca e algodão ou outras atividades agrícolas de convivência com o Semiárido.

O calendário com a data das inscrições é definido de acordo com o período de plantio. Para se inscrever no Garantia-Safra 2011/2012, o agricultor familiar deve procurar o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, sindicato ou prefeitura municipal e preencher a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Mesmo que o agricultor já tenha cadastro, é necessário procurar o órgão responsável para atualizar informações.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) fica responsável pela homologação do pedido de inscrição. No momento da adesão, o agricultor paga R$ 6,80. Estados e municípios também precisam aderir pagando, respectivamente, R$ 40,80 e R$ 20,40. A União arca com o restante, que corresponde, no mínimo, a 20% do valor total do benefício.

O Garantia-Safra é uma ação do Pronaf e cobre perdas da safra provocadas por escassez ou excesso de chuvas na área de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Podem participar do programa agricultores familiares dos municípios localizados na região Nordeste, no norte do Espírito Santo, no norte de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Mucuri, com renda até 1,5 salário mínimo, que cultivam arroz, feijão, algodão, mandioca e/ou milho, em áreas de 0,6 a 10 hectares.

FONTE: Secretaria da Agricultura Familiar- SAF

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ATENÇÃO, CUIDADO COM GOLPE ! ! !


INFORMAMOS AOS SANTOANTONIENSES QUE TENHAM MUITO CUIDADO COM O NOVO GOLPE, UMA QUADRILHA DE BANDIDOS ESTÃO LIGANDO PARA AS RESIDÊNCIAS DE NOSSA CIDADE DO NÚMERO (62) 82459712, OU DE QUALQUER OUTRO NÚMERO COM O MESMO DDD (62).
O GOLPE ACONTECE ASSIM: ELES LIGAM A COBRAR PARA AS RESIDÊNCIAS E PERGUNTAM QUEM ESTÁ FALANDO, DIZENDO QUE É UM PRIMO DISTANTE, FICA INSISTINDO DIZENDO ADVINHA QUEM É, DEPOIS Q VC JÁ TEM DITO O NOME DE ALGUÉM E ELES USAM CONTRA VC, DIZ TAMBÉM QUE ESTÁ CHEGANDO A SUA RESIDÊNCIA LOGO EM SEGUIDA, QUE TÁ VINDO SOZINHO DE SURPRESA E QUE A GENTE NÃO LIGUE PRA NENHUM FAMILIAR PRA NÃO ESTRAGAREM A SURPRESA. DAÍ JÁ TEM PEGO BASTANTE INFORMAÇÕES QUE ELES PRECISAM PARA APLICAR O GOLPE. ELE DIZ QUE TÁ NO PREGO EM UMA CIDADE DA PARAIBA E COLOCOU O CARRO NUMA OFICINA, AÍ PEDE QUE VC PASSE ATRAVÉS DE DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA ONLINE O VALOR DE R$ 1.200,00, ONDE O CONSERTO DO CARRO ESTARÁ PRONTO EM APROXIMADAMENTE EM 30 MINUTOS. VAMOS TER CUIDADO COM ESSE TIPO DE GENTE, JÁ TEM PESSOAS NA NOSSA CIDADE QUE JÁ FORAM PEGAS, E ACIONARAM A POLÍCIA QUE JÁ ESTÃO INVESTIGANDO O CASO.

Cana avança no RN e mecanização está a todo vapor


A cada nova safra, um exército de mil homens (e mulheres) é recrutado para trabalhar nos canaviais da usina Vale Verde, em Baía Formosa, a segunda maior usina de açúcar e álcool do Rio Grande do Norte. Em todo o estado, o número de 'convocados' chega a oito mil. 'Soldados' que tem como arma o facão e como adversário um canavial extenso, que precisa ser queimado antes de receber os primeiros golpes. No final, não há vencedores. Homens e cana tombam, entregando o que tem de mais valioso: a energia. O recrutamento cai à medida que a mecanização avança. Enquanto isso, a produção sobe.
Enquanto o Rio Grande do Norte, que possui duas usinas e duas destilarias, espera colher 15% a mais de cana de açúcar nesta safra, a usina Vale Verde Baía Formosa, do Grupo Farias, pretende colher 40% a mais. A mecanização explica, em parte, o crescimento acima da média. Boa distribuição de chuvas, parcerias com fornecedores, aporte de recursos e ampliação da capacidade de moagem, que passou de 200 mil toneladas para 400 mil toneladas por ano, também justificam o incremento na produção, recorde desde que a usina passou a operar, há 37 anos.
Gerente agrícola das usinas Vale Verde Baía Formosa (RN) e Vale Verde Pedroza (PE), Arnaldo de Andrade Costa, lança um alerta: "apesar do incremento na produção, nem todo mundo ficará na usina". A Vale Verde Baía Formosa emprega 1,5 mil pessoas. No período de safra, o número aumenta 67% e o número de funcionários, entre fixos e temporários, sobe para 2,5 mil. O percentual deverá ficar cada vez menor. A atividade emprega 12 mil pessoas durante a safra no RN, entre fixos e temporários. O número cai para 4 mil na entressafra. "Com a mecanização, não haverá mais oscilações entre contratações e demissões", sentencia o gerente agrícola, há 20 anos na usina do Rio Grande do Norte.
A usina Vale Verde Baía Formosa já possui seis colheitadeiras - cada uma substitui até 80 cortadores de cana. Até outubro, deve receber mais seis. Arnaldo de Andrade acredita que, se continuar neste ritmo, a usina conseguirá mecanizar até 80% de sua colheita nos próximos quatro anos. "É uma tendência mundial". Em todo o mundo, patrões perceberam que "queimar a cana é queimar dinheiro", afirma Arnaldo. Além de garantir a qualidade da cana, a colheita mecanizada poupa a palha, que passa a ocupar espaço central na cadeia produtiva. Misturada ao bagaço, a palha começa a alimentar a termoelétrica erguida dentro da usina, integrando uma cadeia que se retroalimenta. O incremento de 40% na produção representa dois meses a mais de geração de energia, calcula Arnaldo de Andrade, gerente da usina. Mais uma prova de que na natureza, nada se perde; tudo se transforma, como já havia constatado o físico Lavoisier. A usina, que já foi a maior unidade industrial de álcool do Nordeste, começou a produzir açúcar há sete anos. Perdeu o posto, mas produz 400 mil litros de álcool e 12 mil sacos de açúcar. A proporção de açúcar e álcool varia de acordo com o mercado. Na safra atual, 60% da cana será transformado em açúcar e 40% em álcool. "O mercado do açúcar está remunerando melhor", justifica Arlindo Farias, vice-presidente do Grupo Farias e diretor das usinas Vale Verde Baía Formosa (RN) e Pedroza (PE). Ele ressalta, porém, que aumentar a produção de açúcar não significa diminuir a de álcool. "Dá para produzir álcool a partir do mel do açúcar", esclarece. No RN, 80% da cana é transformado em açúcar e 20%, em álcool. Boa parte da produção é consumida no estado. O restante é vendido no Ceará ou exportado, segundo Renato Lima, presidente da Associação dos Plantadores de Cana do RN. A safra encerra-se em fevereiro. O exército de cortadores voltará na seguinte. Só não se sabe até quando. Para Renato Lima, da Associação, a mecanização, que avança na usina Vale Verde Baía Formosa, é um caminho sem volta. "Existe uma lei que nos obriga a parar de queimar cana e mecanizar a colheita".Trabalho passa de geração em geração"Os pais não querem que os filhos cortem cana. Querem que os filhos trabalhem como operadores de máquinas". A frase de Arnaldo de Andrade Costa, gerente agrícola das usinas Vale Verde Baía Formosa e Vale Verde Pedroza, é personificada na figura de Severino Ferreira Barbosa, 48. Antes de ser contratado pela usina, Damião - apelido que lhe foi dado sem nenhuma razão aparente - foi vaqueiro. Aos 16 anos, começou a trabalhar como tratorista. Aprendeu o ofício com o pai e fez questão de repassar para o único filho, Alejandro Ferreira Barbosa, 19, também tratorista. O ofício é uma espécie de herança. O pai de Damião aprendeu a dirigir trator com o pai, que aprendeu com o pai. Damião vai ensinar o ofício para o neto. Mas também não quer que o menino seja tratorista. Nem muito menos cortador de cana. "Meu neto vai ser 'doutor'", diz apontando para o chefe, agrônomo. O menino tem apenas cinco meses, mas já carrega a responsabilidade de chegar onde ninguém na família conseguiu.Jacinto Barbosa Soares, 24, também faz parte de um novo grupo de trabalhadores. Entrou na usina há três anos, recebendo pouco mais de R$400 por mês. Começou no campo, como faz questão de dizer, e hoje fiscaliza os trabalhadores. Recebe pouco mais de R$800 pelo serviço. Com o salário, comprou casa e livrou-se do aluguel. Também voltou a estudar e já faz o segundo curso de informática. "Abandonei o primeiro curso antes de terminar e não recebi o diploma", justifica. O jovem, que antes trabalhava numa fazenda, arrancando toco, limpando mato, adubando a terra, tem um só objetivo: "crescer". Se depender da fé de Damião e do esforço de Jacinto, a nova geração será de doutores, e não mais de cortadores de cana.


fonte: tribunadonorte

domingo, 25 de setembro de 2011

'Faxina' de Dilma está longe de terminar


Mesmo com o apoio da população, que chegou a ir às ruas para aplaudi-la no dia 7 de Setembro, em Brasília, e na semana passada, no Rio de Janeiro, a presidente Dilma Rousseff fez uma faxina incompleta nos setores do governo envolvidos em corrupção, irregularidades diversas e mau uso do dinheiro público. A limpeza só ocorreu na cúpula do Ministério dos Transportes e no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Na Valec, a estatal responsável pela construção das grandes ferrovias previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como a Norte-Sul e a Oeste-Leste, foi afastado só o presidente José Francisco das Neves, o Juquinha. Ele saiu no rastro do escândalo que abalou o Ministério dos Transportes, no início de julho. Investigações aa Controladoria-Geral da União (CGU) indicaram desvios de R$ 279,7 milhões na Valec.

Juquinha foi substituído interinamente por Felipe Sanchez da Costa, diretor da Valec, mas segundo informações de dentro da estatal quem manda mesmo na empresa é Luiz Carlos Oliveira Machado, diretor de Engenharia, um protegido do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A Ferrovia Norte-Sul, uma das principais obras da Valec, foi iniciada no governo de Sarney (1985-1990) e nasceu envolvida em escândalos. Na época, descobriu-se que a licitação havia sido dirigida e os vencedores já eram conhecidos havia meses.

Acampado. Como se considera o pai da Ferrovia Norte-Sul, o presidente do Senado nunca desencarnou dela. Em 1989, ainda presidente da República, Sarney fez uma visita ao canteiro de obras da Norte-Sul de Açailândia (550 quilômetros ao sul de São Luís). Vivia um momento difícil e enfrentava uma Comissão Parlamentar de Inquérito que investigava corrupção em seu governo. Prometeu que nos governos subsequentes acamparia nos trilhos até que a ferrovia fosse concluída.

Sarney não precisou fazer nada disso. Mudou seu domicílio eleitoral para o Amapá e voltou ao Congresso. Em 2002 aliou-se ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, outrora um adversário da Norte-Sul, e defensor dela depois de assumir o mandato. Para não correr riscos, Sarney passou a influir na indicação dos diretores da Valec. A obra está atrasada, como ocorre com todas as de tamanha grandeza e valor - seus custos já estão em mais de R$ 5 bilhões. Mas deverá ser inaugurada integralmente durante o governo de Dilma Rousseff.

Na quinta-feira a Subcomissão das Obras do PAC da Câmara esteve em Palmas e Gurupi, no Tocantins, para visitar dois trechos da Ferrovia Norte-Sul, onde teria havido desvios de R$ 84 milhões, de acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU). “É uma coisa complicada, porque 85% dos serviços já foram feitos. Desmanchar não dá. Temos é de ver se conseguimos reduzir os preços”, afirmou o presidente da subcomissão, deputado Carlos Brandão (PSDB-MA), que comandou a visita dos parlamentares.

Só promessas. Na limpeza prometida por Dilma um dos alvos foi a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Trata-se de um órgão com orçamento de investimentos anuais de R$ 2,9 bilhões, presente em todos os Estados brasileiros, fundamental para a formação de estoques reguladores de alimentos. É também uma das estatais mais loteadas pelos partidos da base. Foi dividida entre PTB, PMDB e PT. É lá também que deputados e senadores costumam pôr alguns de seus filhos e netos.

Mas a faxina na Conab ficou só na promessa da presidente. Do escândalo na Agricultura que derrubou o ministro Wagner Rossi e o secretário executivo Milton Ortolan até agora, saíram apenas dois dirigentes da Conab. Assim mesmo, um deles - Oscar Jucá Neto, irmão do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) - por brigas internas e desentendimentos com o ex-ministro Rossi.

O único sacrificado de fato foi Rômulo Gonçalves, diretor jurídico, que deu lugar a Rui Magalhães Piscitelli, interventor buscado por Dilma na Advocacia-Geral da União (AGU). Piscitelli foi levado para a estatal ainda durante a gestão de Rossi. Como não houve a substituição de Jucá Neto, até hoje a Conab está sem diretor financeiro.

Desde abril a Conab tem como presidente Evangevaldo Moreira dos Santos, protegido do líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO). De acordo com informação de parlamentares da base governista, Jovair Arantes teria retirado a candidatura a ministro do TCU, e apoiado a deputada Ana Arraes (PSB-PE), defendida pelo governo, numa troca para manter seu apadrinhado na Conab.

Além de Evangevaldo, permanecem na estatal outros diretores que, pelas promessas da presidente da República, deveriam ter saído, como Marcelo Melo, diretor de Operações, indicado pelo PMDB; Rogério Abdala, diretor de Administração, do PMDB; e Sílvio Porto, diretor de Política Agrícola, nome do PT na Conab.

Também continuam por lá Rodrigo Calheiros, filho do senador Renan Calheiros (AL), líder do PMDB; Adriano Quércia, assessor de programas da Conab, neto do governador Orestes Quércia; Matheus Benevides, coordenador de acompanhamento de ações orçamentárias, neto do deputado Mauro Benevides (PMDB-CE); e Mônica Infante Azambuja, assessora da diretoria da Conab, ex-mulher do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN).


fonte: jornaloestadaodesaopaulo