sábado, 3 de março de 2012

MENSAGEM: O MAIS É NADA


Navegue, descubra tesouros, mas não os tire do fundo do mar, o lugar deles é lá. Admire a lua, sonhe com ela, mas não queira trazê-la para a terra. Curta o sol, se deixe acariciar por ele, mas lembre-se que o seu calor é para todos. Sonhe com as estrelas, apenas sonhe, elas só podem brilhar no céu. Não tente deter o vento, ele precisa correr por toda parte, ele tem pressa de chegar sabe-se lá onde.

Não apare a chuva, ela quer cair e molhar muitos rostos, não pode molhar só o seu. As lágrimas? Não as seque, elas precisam correr na minha, na sua, em todas as faces. O sorriso! Esse você deve segurar, não deixe-o ir embora, agarre-o! Quem você ama? Guarde dentro de um porta-joias, tranque, perca a chave! Quem você ama é a maior joia que você possui, a mais valiosa. Não importa se a estação do ano muda ou se o século vira. Conserve a vontade de viver, não se chega à parte alguma sem ela. Abra todas as janelas que encontrar e as portas também. Persiga um sonho, mas não deixe ele viver sozinho. Alimente sua alma com amor, cure suas feridas com carinho. Descubra-se todos os dias, deixe-se levar pelas vontades, mas não enlouqueça por elas. Procure, sempre procure o fim de uma história, seja ela qual for. Dê um sorriso para quem esqueceu como se faz isso. Olhe para o lado, alguém precisa de você. Abasteça seu coração de fé, não a perca nunca. Mergulhe de cabeça nos seus desejos e satisfaça-os. Agonize de dor por um amigo, só saia dessa agonia se conseguir tirá-lo também. Procure os seus caminhos, mas não magoe ninguém nessa procura. Arrependa-se, volte atrás, peça perdão! Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário. Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.

Se achar que precisa voltar, volte!

Se perceber que precisa seguir, siga!

Se estiver tudo errado, comece novamente.

Se estiver tudo certo, continue.

Se sentir saudades, mate-a.

Se perder um amor, não se perca!

Se achá-lo, segure-o!

Circunda-te de rosas, ama, bebe e cala.

O mais é nada.

Abaixo assinado: pela obrigatoriedade da licença maternidade de seis meses


O Coletivo de Mulheres da FETRAF-SUL/CUT inaugurou nesta quinta-feira, 1 de março (mês das mulheres) a campanha pela obrigatoriedade do salário maternidade de seis meses para todas as mulheres trabalhadoras.

O lançamento oficial da campanha acontece no dia 8 de março, dia Internacional da Mulher, com eventos paralelos em diversas cidades do sul do Brasil. “O nosso grande objetivo é unir mulheres do campo e da cidade lutando pela ampliação do salário maternidade de quatro para seis meses”, diz a coordenadora do Coletivo de Mulheres, Cleonice Back.

A coordenadora lembrou ainda que a licença maternidade é um direito de todas as mulheres, por isso a mobilização para a alteração da lei 11.770/2008. “Estamos pedindo a participação de todos, mulheres e homens. Quero citar aqui a Organização Mundial da Saúde (OMS) que também apóia a campanha pois é ideal para a amamentação que evita doenças e mortes prematuras”, diz Cleonice.

O abaixo assinado da campanha está disponível na página da FETRAF-SUL/CUT e também em todos os sindicatos filiados á Federação no sul do país.

Assine você também e faça parte dessa campanha!


fonte: fetrafsul

FETRAF/RN REALIZA REUNIÃO DE TRABALHO SOBRE O MINHA CASA MINHA VIDA

Participantes da Reunião de Trabalho da FETRAF/RN

José Mota (Coordenador de Políticas Sociais),Adriano Bezerra (Engenheiro) e Dário Fortunato (Coordenador de Política Sindical e Organização)

A FETRAF/RN Realizou na manhã do dia 02 de Março de 2012, em sua sede em Natal-RN, uma reunião de trabalho com os Sindicatos de base, que irão trabalhar o Programa Minha Casa Minha Vida.

Com o objetivo de orientar aos Sindicatos participantes quanto as atuais normas do PMCMV/PNHR e sua devida execução.

A FETRAF/RN é a entidade organizadora da Agricultura Familiar no RN.

Participaram da Reunião de Trabalho os (as) representantes dos Sindicatos de: Canguaretama, Jaçanã, Santo Antonio, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, Bom Jesus e Riachuelo. Participaram também da reunião os (as) Diretores (as) da FETRAF/RN: Maria Avanael Simão (Coordenação de Finanças, Gestão e Serviços); Maria Josana de Lima (Coordenação de Juventude); José Mota Junior (Coordenação de Políticas Sociais) e José Dário Fortunato da Silva (Coordenação de Política Sindical e Organização).

A Equipe Técnica da FTERAF/RN composta pelas pessoas de: Alex Pontes (Secretário-Geral); Adriano Bezerra (Engenheiro) e Kelly Cristian (Assistente Social).

contribuição Blog do Pôla

sexta-feira, 2 de março de 2012

Segunda via do CPF pode ser emitida pela internet


A segunda via do CPF foi liberada no site da Receita Federal para qualquer cidadão que necessite comprovar que está inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas. Antes, a emissão do comprovante de inscrição no site da Receita Federal só era permitida para quem era cadastrado no Centro Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), mediante o uso de certificado digital ou código de acesso obtido com o número do recibo das duas últimas declarações do Imposto de Renda.

Segundo a Receita, tais exigências tornavam inacessível a obtenção do documento para cerca de 140 milhões de brasileiros que estavam obrigados a declarar e não tinham o certificado digital.

A Receita Federal deixou de emitir o CPF em plástico em junho do ano passado. O comprovante de inscrição no cadastro passou a ser gerado no ato do atendimento, realizado pelo Banco do Brasil, pelos Correios e pelas Caixa Econômica Federal, ou quando impresso a partir da página da Receita Federal na internet.

De acordo com a Receita, a comprovação de inscrição do contribuinte pode ser feita ainda com documentos dis quais conste o número do CPF, como as carteiras de identidade, de habilitação e de Trabalho e Previdência Social e carteira de identidade profissional, entre outros.

Também podem ser usados outros modelos de cartão CPF emitidos anteriormente.


fonte: vnt online

Inscrições do Prêmio Agente Jovem de Cultura são prorrogadas até 30 de abril

Ainda dá tempo de se inscrever para o Prêmio Agente Jovem de Cultura, desenvolvido em parceria pelos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Cultura (MinC), da Saúde (MS) e pela Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República. O prazo para inscrições, que seria encerrado hoje, foi prorrogado até o dia 30 de abril.
A iniciativa selecionará 500 boas práticas culturais de mobilização e valorização da cidadania desenvolvidas por jovens entre 15 e 29 anos. Os vencedores serão premiados com R$ 9 mil para serem investidos nas ações. As inscrições podem ser realizadas pela internet e via Correios.
O cadastro pela internet é feito por meio do Sistema de Acompanhamento às Leis de Incentivo à Cultura (Salic Web), do Minc, disponíveis aqui. Para efetivar a inscrição, é necessário preencher, digitalizar e anexar no sistema a documentação definida como obrigatória pelo edital, que inclui o formulário de inscrição (no anexo 1), declaração de ciência (no anexo 2), declaração (no anexo 3), cópia do documento de identidade com a data de nascimento legível, cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o envio de material que comprove a realização da iniciativa cultural pelo candidato, tais como cartazes, matérias de jornal e revista e páginas da internet.
Quem optar pela inscrição via Correios deverá enviar a mesma relação dos documentos em postagem com aviso de recebimento obrigatório (AR) simples ou de entrega rápida. No campo “destinatário”, deverão constar as seguintes informações:

Edital Prêmio Agente Jovem de Cultura:
Diálogos e Ações Interculturais 2011
Ministério da Cultura
Secretaria de Cidadania Cultural
SCS, Quadra 09, Lote C 9º andar – Torre B
Edifício Parque da Cidade Corporate
CEP: 70.308-200 Brasília/DF
Os jovens moradores de áreas rurais que não têm acesso à internet poderão contar com o apoio das delegacias federais do MDA para se inscrever pelo telefone (61) 2024-2960. O MDA mantém uma delegacia por estado. Acesse aqui os contatos das delegacias. Mais informações pelo e-mail agentejovem@cultura.gov.br, ou no site.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Audiência com Secretaria da Agricultura não ameniza impactos da estiagem


Lideranças da Agricultura Familiar e Camponesa de Santa Catarina foram recebidas pelo Secretário de Agricultura João Rodrigues às 17h desta segunda feira. Foram mais de duas horas de discussão que não trouxeram novidades para o setor produtivo. Não houve ampliação de recursos, nem políticas de apoio aos agricultores familiares, atingidos pelam estiagem.

O encontro foi agendado mediante a pressão da mobilização na última sexta-feira, quando na saída do Centro de Eventos de Chapecó, o Secretário de Agricultura do estado João Rodrigues anunciou finalmente que a audiência seria realizada nesta segunda-feira. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul, solicitou a audiência com a secretaria de agricultura no dia 12 de janeiro, mas 40 dias após o fato, ainda não havia obtido retorno referente ao ofício.

Dos seis pontos reivindicados nenhum deles foi atendido de forma satisfatória. Segundo o Secretário João Rodrigues, não há recurso para e reposição das perdas com a estiagem, e tão pouco para um programa de recuperação de nascentes, tão necessário do ponto de vista ambiental. A anistia total do “Troca-Troca” desta safra não foi concedida. O Secretário afirma que o subsidio de 50% no “Troca-Troca” da safra 2012/2013 estaria contemplado nos 3 milhões anunciados na sexta-feira. O recurso aplicado em sementes deverá atender 16 mil famílias de baixa renda e que não estão enquadrados no seguro agrícola, (20 kg de sementes de milho, 40kg de aveia e 20kg azevem).

No entanto grande parte dos agricultores da região oeste que possuía seguro agrícola não conseguiu acessar por problemas com documentação ou na vistoria, por isso a FETRAF-SUL reivindica a necessidade do acesso as sementes para todos os atingidos pela estiagem e não somente para os excluídos do processo do Proagro.

Quanto ao recurso para as prefeituras, a justificativa é que foram anunciados outros 3 milhões na sexta feira, em Chapecó. São 96 municípios em situação de emergência o valor corresponde a pouco mais de 31 mil Reais por cidade e não atende às necessidades dos municípios já endividados.

Para os movimentos sociais a construção de cisternas necessita ainda de subsídio. O Programa Juro Zero, que realiza este financiamento foi acessado nesta safra por 225 produtores nas 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR), o que corresponde a pouco mais de 6 financiamentos por SDR, na sede de Chapecó foram apenas dois financiamentos, segundo Alexandre Bergamin isso aconteceu porque o Juro Zero não é atrativo para o agricultor.

“Se a gente quiser que o agricultor realmente acesse o programa “Juro Zero” para a próxima safra, é necessário um subsídio de 50%, ou ele (o agricultor) dará prioridade para os investimentos em áreas da propriedade que resultem em maior lucratividade como a pecuária leiteira”. Segundo dados da Cresol Central SC/RS (Cooperativa de Crédito com Interação Solidária ) a média de financiamento de custeio por agricultor é de 10 mil Reais, enquanto a construção de uma cisterna custa em média 30 mil Reis, valor desproporcional e inviável diante do investimento que o agricultor costuma fazer por safra.

Para Alexandre Bergamin mais uma vez ficou claro a falta de valorização da Agricultura Familiar: “Queremos que o Governo do Estado reconheça a importância e a necessidade de apoio para este setor, que passa por um momento difícil, porque a Agricultura Familiar e Camponesa é mais do que um trabalho, é uma missão , compreender isso faz a diferença”.

*IMPENSA FETRAF-SUL

Senador Marcelo Crivella assume Ministério da Pesca, anuncia Planalto


Senador pelo PRB assume lugar que era ocupado por Luiz Sérgio (PT-RJ). Mudança permite 'incorporação [...] de importante partido aliado", diz nota.

O Palácio do Planalto anunciou nesta quarta (29) que o ministro da Pesca, Luiz Sérgio (PT-RJ), vai deixar o cargo e será substituído pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). O PRB é o partido do ex-vice-presidente José Alencar, morto em março de 2011. O partido agrega parte da bancada evangélica no Congresso, integrou a base de sustentação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e segue na base aliada no governo Dilma Rousseff. Até então, o PRB não tinha representantes no ministério de Dilma. Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, a "mudança permite a incorporação ao Ministério de um importante partido aliado da base do governo". Crivella será o terceiro ministro da Pesca no governo Dilma. O primeiro foi Ideli Salvatti (PT-SC), que em junho do ano passado trocou de pasta com Luiz Sérgio - ela foi para as Relações Institucionais, que cuida da articulação política do governo, e ele, para a Pesca. O suplente de Crivella, que deve assumir a cadeira no Senado, é o ex-deputado federal Eduardo Lopes (PRB-RJ). A mudança no ministério foi anunciada no Palácio do Planalto pelo porta-voz da Presidência, Thomas Traumann. Ele leu nota assinada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República com o seguinte teor: "O ministro da Pesca e Aquicultura, deputado Luiz Sérgio de Oliveira, está deixando o cargo depois de prestar inestimável contribuição ao governo. À frente da Secretaria de Relações Institucionais e, depois, como responsável pela pasta da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio desempenhou com dedicação e compromisso com o país todas as tarefas que lhe foram atribuídas pela presidenta Dilma Rousseff. Em seu lugar, assume o senador Marcelo Crivella, representando o PRB, partido do inesquecível ex-vice presidente José Alencar. A mudança permite a incorporação ao Ministério de um importante partido aliado da base do governo. A presidenta está segura de que, à frente do Ministério da Pesca e Aquicultura, o senador Marcelo Crivella prestará relevantes serviços ao Brasil. O ministro Luiz Sérgio retorna à Câmara dos Deputados, onde continuará a merecer o apoio e a confiança da presidenta Dilma Rousseff e a prestar excepcional contribuição ao país." Marcelo Crivella foi eleito senador em 2002 pelo Partido Liberal (PL). Desde então, foi candidato a prefeito do Rio em 2004, derrotado no primeiro turno por César Maia (PFL). Em 2010, foi reeleito, já pelo PRB. Depois do escândalo do chamado “mensalão”, que atingiu o PL, ele decidiu formar um novo partido junto com o restante do núcleo evangélico do partido. No Senado, foi membro titular das comissões de Assuntos Sociais, Relações Exteriores e Defesa Nacional, Comissão de Ciência e Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, e suplente nas comissões de Assuntos Econômicos, de Educação, de Constituição, Justiça e Cidadania, e de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Formado em Engenharia Civil, chegou a gravar dez CDs como cantor evangélico da Igreja Universal do Reino de Deus, onde também foi pastor e escreveu dez livros. No estado do Rio, foi diretor de Planejamento da Empresa de Obras Públicas (Emop), do governo estadual.

fonte: G1

2012 É ANO BISSEXTO


Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos. Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano.O presente ano (2012) é bissexto. O último ano bissexto foi 2008 e o próximo será 2016.

A origem do nome bissexto advém da implantação do Calendário Juliano em 45 a.C. que se modificou evoluindo para o Calendário Gregoriano que hoje é usado em muitos países a todos os quais ocorrem os anos bissextos.

Dentro de um contexto histórico, a inclusão deste dia extra, dito dia intercalar, ocorreu e é feita em calendários ditos solares em diferentes meses e posições. No Calendário Gregoriano é acrescentado ao final do mês de Fevereiro, sendo seu 29º dia.

Hoje a expressão bissexto vez ou outra é associada ao duplo seis (66) da expressão 366, o que expressa uma coerência mnemônica popular, porém, aos estudiosos é um grande e histórico equívoco.

Motivação dos anos bissextos

Acrescenta-se um dia a mais para se corrigir a discrepância entre o ano-calendário convencional e o tempo de translação da Terra em volta do Sol tomando-se o ano trópico que utiliza o equinócio vernal (ou seja, o equinócio de primavera no hemisfério norte) como referência. A Terra demora aproximadamente 365,2422 dias solares (1 ano trópico) para dar uma volta completa ao redor do Sol, enquanto o ano-calendário comum (por convenção) tem 365 dias solares. Sobram, portanto, aproximadamente 5h48m46 (0,2422 dia) a cada ano trópico. As horas excedentes são somadas e adicionadas ao calendário na forma inteira de um dia (4 x 6h = 1 dia).

No caso do Calendário Gregoriano este dia extra é incluído no final do mês de fevereiro, que passa a ter 29 dias (ano com 366 dias) em lugar dos 28 dias de anos normais (ano de 365 dias).


fonte: wikipedia (ano bissexto)


Justiça determina realização de concurso para Agentes de Endemias


A realização do certame e convocação dos aprovados devem ser realizadas no prazo de 30 dias, a fim de substituir os contratos temporários.

O Juiz de Direito da 5ª Vara da Fazenda Pública, Airton Pinheiro, concedeu prazo de trinta dias para que o Município de Natal realize concurso público para Agentes de Endemias e convocação dos aprovados, a fim de substituir os contratos temporários, conforme Termo Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público Estadual e a prefeitura de Natal em maio de 2010.

De acordo com a 62ª Promotoria de Justiça “a omissão do ente público, pela ausência de realização de concurso público e aprovados para serem convocados, mais uma vez coloca em risco a população diante da iminência do aumento de casos de dengue em 2012 e do próximo encerramento do contrato dos profissionais temporários”.

O município alegou que, com a edição da Lei Complementar n.º 120/2010 (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Profissionais da Área da Saúde), os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias tiveram seu regime jurídico convertido em estatutário, inclusive os contratados mediante processo seletivo previsto no edital n.º 003/2008 (publicado no DOM de 23 de abril de 2008). Por isso não mais existia a necessidade de realização de concurso público, pois as vagas existentes teriam sido supridas com a absorção, como efetivos, dos 64 profissionais antes contratados temporariamente.

O juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública abriu prazo de 10 dias no começo do último mês de janeiro para o Município comprovar que havia cumprido os termos do TAC firmado. O magistrado determinou a notificação da Prefeita de Natal e da Secretária de Saúde para fins de caracterização de eventuais responsabilidades pessoais por ato de improbidade por ofensa aos princípios da Administração (legalidade e provimento de cargos por concurso público).


fonte: nominuto

Presidente da Cooperhaf participa de encontro promovido pela Caixa para discutir o PNHR


Durante esta terça e quarta-feira (28 e 29 de fevereiro) a presidente da Cooperhaf, Liane Vitali Kothe, está em Brasília (DF) participando de um encontro promovido pela Caixa Econômica Federal com entidades organizadoras que executam o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). A ideia do evento é apresentar resultados, trocar informações, fazer encaminhamentos e sugestões para melhorias na execução do mesmo.
De acordo com programação enviada pela Superintendência de Habitação Rural (SUHAR) nos dois dias do encontro serão apresentados os resultados do PNHR por entidade, discutidos assuntos referentes ao andamento das obras, identificação das operações contratadas no Grupo III e serão coletadas sugestões das entidades organizadoras para atuação em todos os Estados, entre diversos outros assuntos.
Para a presidente da Cooperhaf, Liane Vitali Kothe, encontros com este são de extrema importância, pois além de proporcionar a troca de ideias entre entidades e Caixa, contribui para o fortalecimento e execução do programa de habitação.
Vale ressaltar que a presidente aproveitará a estada na Capital Federal para entregar documentos e realizar visitas em Ministérios.


fonte: fetrafbrasil

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

WikiLeaks diz que Hugo Chávez tem entre 1 e 2 anos de vida



O site Wikileaks divulgou nesta terça-feira (28) que o presidente venezuelano Hugo Chávez tem entre um e dois anos de vida, de acordo com médicos russos e cubanos que atenderam o líder em julho do ano passado. Chávez se submeteu nesta segunda-feira (27) à terceira cirurgia contra um câncer em menos de um ano.
Mensagens de e-mail reveladas pelo WikiLeaks mostram um prognóstico de saúde desolador para o presidente. Os textos fazem parte de um grupo de mais de 5 milhões de e-mails da consultoria de inteligência global Stratford, que fornece serviços para grandes corporações e para órgãos de governo, como o Departamento de Segurança Interna dos EUA, entre outros. No texto, o informante é identificado como uma fonte de qualidade B e apontado como um antichavista.
De acordo com a mensagem, o câncer – que começou com o surgimento de um volume “perto da próstata que se estendeu para o cólon” – teria se propagado dos nódulos linfáticos até a medula óssea e seu estado seria muito sério. O texto afirma ainda que a equipe de médicos do presidente contaria com cubanos, russos e chineses. De acordo com a previsão dos cubanos, o presidente teria mais dois anos de vida. Segundo os russos, apenas um ano. Nenhuma das informações pôde ser comprovada.
Um dos e-mails divulgados mostra críticas da equipe médica russa sobre o tratamento feito em Havana em junho do ano passado. Os médicos russos afirmavam que os cubanos não têm equipamentos apropriados e os acusavam de ter feito uma “cirurgia incorreta” para tentar retirar o tumor.
Dias depois do primeiro tratamento, a equipe russa fez uma segunda intervenção cirúrgica para uma “limpeza” na região pélvica de Chávez. Na ocasião, os médicos extraíram um “tumor do tamanho de uma bola de beisebol”, como descreveu o próprio presidente da Venezuela.
Ainda segundo os médicos citados no e-mail, Chávez é um “mau paciente” porque “não escuta os médicos e interrompe o tratamento quando vai fazer alguma aparição pública”.

fonte: yahoonoticias

Piso nacional sobe para R$ 1.451


Brasília - O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período.
A aplicação do piso é obrigatória para estados e municípios de acordo com a lei federal número 11.738, de 16 de junho de 2008. A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado. Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.
Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Alguns governos estaduais e municipais criticam o critério de reajuste e defendem que o valor deveria ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), como ocorre com outras carreiras.
Na Câmara dos Deputados, tramita um projeto de lei que pretende alterar o parâmetro de correção do piso para a variação da inflação. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março com o objetivo de cobrar o cumprimento da Lei do Piso. No Rio Grande do Norte, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte/RN) briga pelo pagamento de 1/3 de férias, de forma integral, em folha suplementar ainda, este mês, e por um reajuste de 22,22%, baseada na lei Federal de nº 11.738/08, a lei do piso nacional.

fonte: tribunadonorte

Governo divulga lista de aprovados em concurso para professor do Estado


O Governo do Estado divulgou na edição desta terça-feira (28) do Diário Oficial (DOE) a lista com os aprovados no concurso para o cargo de professor e pedagogo da rede estadual de ensino.

Clique aqui e veja a lista completa dos aprovados

Foram mais de 30 mil candidatos inscritos e 13 mil aprovados na primeira etapa, composta de provas objetivas (1ª Fase) e de redação (2ª Fase), ambas de caráter eliminatório e classificatório. Depois os candidatos participaram da prova de Títulos, de caráter classificatório.
Segundo a secretária de Educação Estadual, Betânia Ramalho, são 2.900 vagas para professores e 600 para suporte pedagógico. A prioridade é efetivar professores no lugar de estagiários e depois substituir os professores temporários que foram contratados em caráter emergencial.
Ainda de acordo com a secretária, com a homologação do resultado no DOE restam agora alguns procedimentos para que os aprovados tomem posse.
O secretário de Estado de Administração e Recursos Humanos, Alber Nóbrega, disse que a próxima etapa para os aprovados será a de comparecimento à junta médica. "Como temos mais de três mil pessoas para serem examinadas, contaremos com uma logística que a SEARH montou para que o atendimento seja feito nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros, evitando-se desta maneira deslocamentos dos aprovados, bem como a formação de filas. Cada médico da junta deverá ser capaz de atender cerca de 150 candidatos", afirmou Alber Nóbrega.

fonte: tribunadonorte

RN tem o maior IPVA, por habitante, no Nordeste


Um estudo divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) mostra que o contribuinte brasileiro pagou, em média, R$ 130,60 de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no ano passado e que no Rio Grande do Norte o valor - R$ 55,44 - foi o maior do Nordeste, seguido pelo de Pernambuco (R$ 54,70). O levantamento comparou a arrecadação do IPVA, o tamanho da frota de veículos e os dados populacionais de todo o país. No RN, a arrecadação alcançou R$ 177,32 milhões. O valor foi o quinto da região e o 18º do Brasil. No Nordeste, o RN também tem a quinta maior frota de veículos - são 743.040 - a sexta maior população (3.198.657) e o maior índice de veículos por habitante. O índice ficou em 0,23.
A quantidade de veículos por habitante, segundo o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, pode ter dois significados. O primeiro seria o poder de compra da população em alta, caso o número seja elevado. O segundo é que o estado pode estar com o IPVA "barato" e, com isso, atraindo motoristas de outras unidades da federação, interessados em emplacar seus veículos onde for mais em conta. O estudo mostra que há uma "guerra fiscal" entre os estados no que diz respeito à atração de emplacamentos, diz Olenik. "E ela só vai acabar quando houver uma padronização das alíquotas dos tributos. Com a guerra fiscal, um estado cobra menos que o outro para atrair emplacamentos e o estado que deixa de emplacar, claro, sai perdendo porque o IPVA vai ser gerado em outro estado".
Para o IBPT, a diferenciação de tratamento tributário tem provocado uma guerra fiscal entre os estados, que buscam ampliar o número de pagantes de IPVA. Apesar disso, o instituto avalia que não está claro se essa disputa por contribuintes é intencional.
O estudo aponta que os diferentes valores e alíquotas cobrados em cada unidade da federação, uma vez que o imposto é estadual, e facilidades burocráticas têm feito alguns contribuintes, principalmente empresas, registrarem os veículos em estados onde o imposto é menor. Entre os exemplos está o Paraná, que tem a sexta maior população do país, mas a quarta maior frota de veículos.
Para o secretário de Tributação do Rio Grande do Norte, José Airton da Silva, entretanto, os números do RN estão associados ao desenvolvimento econômico e não à "guerra fiscal". "Não é porque o IPVA é mais barato. Não estamos atraindo emplacamentos de outros estados. O nosso perfil não é esse", diz. "Acredito mais no desenvolvimento econômico".
O estudo do IBPT foi elaborado com dados do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). O Instituto comparou a receita do imposto com informações sobre a frota de veículos divulgadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relativas aos dados populacionais de 2011.
Os dados revelam ainda que cada paulistano paga, em média, R$ 262,92 de IPVA, seguido pelo Distrito Federal, onde a arrecadação do imposto é de R$ 243,10 por habitante. Detentor da maior frota do país, com 20,7 milhões de carros, e da maior população, São Paulo também lidera a arrecadação do imposto, com R$10,93 bilhões. A menor arrecadação é de Roraima (R$ 31,09 milhões). No Brasil, o valor somou R$ 25,12 bilhões em 2011.

fonte: tribunadonorte

II Fórum Potiguar de Cultura acontece nesta terça-feira


Nesta terça-feira, diversos representantes da cultura local estarão reunidos mais uma vez para discutir mais uma vez a política cultural potiguar. A reunião do II Fórum Potiguar de Cultura ocorre no auditório do IFRN da Cidade Alta e contará com autoridades políticas do setor cultural como palestrantes. O evento envolve artistas, produtores, trabalhadores e demais agregados do setor cultural. A edição tem acesso livre mediante inscrição através do e-mail forumpotiguardecultura@blogspot.com - serão lançadas essas diretrizes de forma impressas. No encontro, estão confirmadas as presenças de Cláudia Leitão (Secretária da Economia Criativa), Cátia Lopes (Sebrae/RN), a secretária estadual extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, o chefe regional do Ministério da Cultura, Fábio Lima, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) e o vereador George Câmara (PCdoB).

fonte: diariodenatal

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Diretores do SINTRAF participaram da I Conferência Territorial de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural)

O DIRETOR DO SINTRAF FRANCICARLOS SANTOS, AS TÉCNICAS AGRÍCOLAS SILVANETH RÉGIA E TAMYRES ROSSANE SÃO ELEITOS DELEGADOS NA I CONFERÊNCIA TERRITORIAL DE ATER EM SÃO JOSÉ DE MIPIBÚ/RN NO CENTERN, PARA PARTICIPAREM DA I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL - ATER QUE ACONTECERÁ EM NATAL.












Francicarlos Santos completa mais um ano de vida !!!


Dia 25 de fevereiro o diretor do SINTRAF de Santo Antonio Francicarlos Santos, completou mais um ano de vida. Os diretores comemoraram essa data especial no próprio sindicato e durante o programa de rádio do sindicato Agricultura Familiar em Ação, durante o programa vários amigos, familiares, agricultores e agricultoras familiares ligaram, participaram ao vivo e desejaram muitos anos de vida e muitas felicidades, oferecendo músicas para o aniversariante. O presidente do Sindicato de Santo Antonio José Dário, aproveitou a oportunidade ao vivo e parabenizou o mesmo, fazendo uma homenagem que o deixou muito feliz e emocionado. No mesmo dia a Igreja Batista Betel junto com seus membros o surpreenderam. Francicarlos é Professor de um grupo de estudo bíblico, que por coincidência estava marcado na casa de sua mãe, após o estudo aproveitaram a ocasião e fizeram uma festa surpresa.