quarta-feira, 4 de abril de 2012

Popularidade de Dilma bate recorde e sobe para 77%, diz Ibope


A parcela da população que considera o governo ótimo ou bom manteve-se estável em 56%, de acordo com pesquisa realizada


A aprovação pessoal da presidenta Dilma Rousseff bateu recorde no mês de março e atingiu 77% na pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). No entanto, esta avaliação não se refletiu na percepção positiva da gestão de governo, que ficou estável em 56%, mesmo índice de dezembro do ano passado.

Datafolha: Dilma bate recorde de aprovação de Lula no 1º ano

O melhor percentual anterior da avaliação pessoal da presidenta havia sido atingido em março do ano passado, com 73%. Em dezembro, ficou em 72%. A confiança da população na chefe do Executivo subiu de 68% para 72% em março.

Apesar de estável, o desempenho positivo do governo ainda é o maior para a gestão atual e superior ao mesmo período dos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso.

O governo Lula ficou no patamar de 34% de avaliação positiva no segundo ano do primeiro mandato. O governo FHC teve percepção positiva de 41% da população na mesma época.

Em março de 2004, a popularidade de Lula era de 59,6%, segundo a CNI/Sensus. Em maio daquele ano, o índice foi de 62%, de acordo com CNI/Ibope.

A pesquisa Ibope divulgada hoje foi realizada entre os dias 16 e 19 de março com 2002 pessoas em 142 municípios. Registra dois pontos percentuais de margem de erro.

"Firmeza e estilo"

O gerente de Políticas Econômicas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco, atribuiu à "firmeza" na condução de conflitos com ministros e a base aliada e a um "estilo próprio de governar" o crescimento na aprovação pessoal da presidente Dilma Rousseff. A pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje mostrou que a aprovação pessoal de Dilma cresceu de 72% para 77%.

Castelo Branco avalia que o "estilo Dilma de governar" descola-se do próprio governo, cuja avaliação manteve-se estável, com 56% de conceitos "ótimo" e "bom", enquanto sua avaliação pessoal cresceu. "A leitura é que ela transmite para a população uma personalidade própria, com característica diferente em relação ao seu antecessor".

Para o analista da CNI, o resultado da pesquisa reflete a "faxina" comandada pela presidente, na substituição de ministros que estavam em pastas alvos de denúncias da imprensa. Segundo ele, a "firmeza" demonstrada por Dilma na substituição de ministros passou aos entrevistados "maior controle sobre os problemas das pastas" e "mais presença na administração".

Inflação

A nova rodada da pesquisa CNI/Ibope mostra que 42% da população aprova a política de combate à inflação. Esse número subiu três pontos porcentuais, na comparação com dezembro. Em contrapartida, 55% dos entrevistados desaprovam a política de juros, que tem o aval de apenas 33% da população.

Os setores do governo com pior avaliação são impostos, saúde e segurança pública. De acordo com o levantamento, 65% da população desaprova a alta carga tributária. Além disso, 63% reprovam os serviços de saúde pública, enquanto 61% não se sentem satisfeitos com a política de segurança pública.

Em contrapartida, 59% da população aprova a política de combate à fome e à pobreza. Essa política tem maior índice de aprovação na Região Nordeste (63%), nas cidades do interior (62%) e nos municípios pequenos (69%).

(Com Agência Estado e Valor Online)

Jornada de Lutas da FETRAF-DFE conquista criação do Fórum Distrital de Políticas de Reforma Agrária


Fruto da reivindicação da FETRAF-DFE durante a Jornada de Lutas, Governo do Distrito Federal criará o Fórum Distrital de Políticas de Reforma Agrária. Após ocupações em área próxima à Secretaria de Patrimônio da União e, da Secretaria de Agricultura, a audiência no Palácio do Buriti na terça-feira (27), atendeu às expectativas da Federação.

“É claro que a nossa reivindicação principal era para criação de uma Secretaria de Reforma Agrária, mas com esse Fórum, cuja minuta de instituição saiu no Diário Oficial na última sexta-feira (30), será possível o desenvolvimento de um plano de reforma agrária que dará estrutura e condições da Secretaria, futuramente, tocar as políticas estruturantes”, informou Francisco Miguel de Lucena, Chiquinho, coordenador da FETRAF-DFE.

Com o Fórum, o objetivo é promover a integração de diferentes órgãos dos poderes públicos local e federal para acelerar as decisões sobre questões fundiárias no DF, com base em debates com a sociedade, além de agir preventivamente em relação a conflitos no campo.

“Essa será uma das funções principais do Fórum, que é prever conflitos, se antecipar aos fatos que envolvem as questões agrárias,” pontuou Chiquinho.

A audiência com Paulo Tadeu, secretário de Governo, na terça-feira (24), que resultou na criação do plano de reforma agrária, só foi possível após a série de ocupações realizadas desde o início do mês de março.

As duas mil famílias que aguardam a destinação de terra, e que integraram as ocupações, voltaram aos seus acampamentos até que a Secretaria de Agricultura, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Secretaria de Patrimônio da União (SPU), identifiquem a área definitiva para assentamento.

Em reunião com o INCRA, no último dia 28, a FETRAF-DFE apresentou 13 áreas no Distrito Federal para fins e reforma agrária, que somam de 25 a 30 mil hectares de terra, o que possibilitaria o assentamento de todas as famílias organizadas pela entidade, sem que fosse preciso assentá-las no Entorno.

Na ocasião, foi reivindicado também aumento do quadro funcional do Instituto, duplicação do volume destinado à obtenção de terras e, investimos no desenvolvimento dos assentamentos.

De acordo com o coordenador da FETRAF-DFE, Celso Lacerda, presidente do INCRA anunciou, durante a reunião, nova metodologia na concepção dos assentamentos da reforma agrária.

“Com equipe multidisciplinar serão tratadas não apenas as condições de produção da terra, mas o aspecto econômico, social e ambiental, para determinar a quantidade de famílias que serão assentadas”, informou Chiquinho.

Dessa forma, serão avaliadas habitabilidade, acesso e mercado. Os assentamentos serão constituídos a partir de uma perspectiva sustentável. No DF, a FETRAF já tem um assentamento sustentável, localizado em Chapadinha, o primeiro do Distrito.


Histórico de ocupações

No dia 15 de março, cerca de 150 famílias, mulheres e crianças, tiveram barracos e pertences destruídos. Em ato truculento, a política do Distrito Federal, expulsou as famílias das margens da rodovia BR-330, próximo à Vila Itapoã.

Em ato de reação, 80 famílias acamparam ao lado da Secretaria de Patrimônio da União, reivindicando a permanência do local até destinação para área de assentamento definitiva. Sem acordo, a partir do dia 18 de março, as famílias acamparam na parte externa do prédio da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal. Na manhã do 21, a sede da Secretaria foi ocupada pelos trabalhadores sem terra.


fonte: fetrafbrasil

Mais de mais de 60% dos municípios brasileiro compram alimentos da agricultura familiar


Em apenas dois anos de implementação da Lei 11.947/2009, mais de 60% dos municípios brasileiros já estão comprando alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar. O número foi apresentado durante a abertura de 1º Encontro de Avaliação e Implementação do artigo 14 da Lei 11.947/2009, nesta segunda-feira (2), em Brasília (DF). O encontro conta com a presença de 31 representantes dos Projetos Nutre e do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecanes) instalados pelo Brasil.

Para essa plateia atenta, o secretário Nacional de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Laudemir Müller, elucidou os desafios estratégicos da Lei aos olhos do ministério e da presidenta Dilma Rousseff. “Enxergamos que a agricultura familiar se insere no projeto nacional de desenvolvimento do país como uma forte vocação social para a nossa política econômica, em um período que é fundamental produzir alimentos para uma população que consome cada vez mais. Neste sentido, temos que continuar com o trabalho de fortalecimento da agricultura familiar, junto com as nossas políticas de crédito, seguro, e assistência técnica. E, com essa grande ferramenta, o PNAE, transpor a fronteira da porteira, pensar do lado de fora em uma política de comercialização que visa a organização econômica dos agricultores e a geração de renda”, enfatizou.

Laudemir Müller apontou em seu discurso o desafio de qualificar os empreendimentos da agricultura familiar para ofertarem alimentos com regularidade e qualidade para o PNAE. “O MDA está criando instrumentos para melhorar a gestão do programa, como é o caso da Rede Brasil Rural. É o PNAE que está garantindo uma alimentação mais saudável para os meninos e meninas pelo país, que serão futuros consumidores e que vão mudar um padrão de consumo. Já avançamos muito e estou convencido de que podemos atender os 30% e muito mais”, completou o secretário. A Rede Brasil Rural (RBR) é uma ferramenta virtual que aproxima as cooperativas de produtores rurais dos fornecedores de insumos, da logística de transporte e dos consumidores públicos e privados.

A RBR cria um portal de compras de produtos para merenda escolar. Gestores do PNAE terão acesso direto à oferta de produtos da agricultura familiar. Os editais de compras de todo o país serão publicados em um único local e distribuídos diretamente a empreendimentos familiares que produzam os alimentos requeridos. Resultados dos editais e prestação de contas dos gestores e dos agricultores familiares passam a ser feitos diretamente no portal, o que aumenta a transparência da oferta e a compra de produtos para a alimentação escolar.

Para a coordenadora geral do PNAE no Ministério da Educação (MEC), Albaneide Peixinho, promover o diálogo entre a agricultura familiar e o setor da educação é um desafio estratégico de todos os atores envolvidos no processo de implementação da lei. “O desafio não é apenas para quem gerencia o programa, é um desafio também para os gestores públicos da educação dialogar com essa nova modalidade, é uma nova cultura entre os compradores oficiais, que precisam adequar os seus cardápios conforme a safra, os alimentos da região, respeitando a cultura local. O PNAE se tornou mundialmente conhecido, outros países querem saber como o Brasil está efetivando a política”. A coordenadora também citou a Rede Brasil Rural como um importante instrumento de política pública para ofertar os produtos da agricultura familiar à alimentação escolar e viabilizar o fácil acesso às chamadas públicas.

Na programação do evento, nesta terça-feira (3) haverá o debate entre os grupos para realizar uma avaliação dos principais municípios que estão comprando e atividades voltadas para as principais dificuldades encontradas na implementação da lei. Na quarta-feira (4), haverá a apresentação da Rede Brasil Rural e os encaminhamentos finais.

A Lei

A Lei da Alimentação Escolar determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo FNDE na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural para a alimentação escolar. Para atender à exigência mínima, estima-se que seja necessário o envolvimento de 104 mil agricultores familiares em todo o país.

Nutre pelo Brasil

O MDA conta com cinco projetos Nutre em 13 estados - Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, São Luís, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O investimentos da SAF/MDA para a ação é de R$ 10 milhões. Atualmente, os projetos do Nutre atendem 46 municípios mais as Secretarias de Estado da Educação, que, juntos, respondem por mais de R$ 327 milhões do repasse do FNDE referentes aos 30% da agricultura familiar, que representa R$ 1 bilhão para compra de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar. O Nutre atua prestando assistência técnica às organizações econômicas da agricultura familiar para que estas se adequem às demandas das entidades executoras do PNAE. Também atuam junto aos gestores dos municípios selecionados para garantir a publicação das chamadas públicas.

Até hoje, já foram diagnosticados pelos projetos Nutre nos 46 municípios 1. 355 empreendimentos da agricultura familiar. A meta agora é que o Nutre atue junto a todos esses empreendimentos para que eles tenham capacidade para atender às chamadas públicas da alimentação escolar. “A nossa expectativa com o encontro é programar a execução do Nutre para os próximos dois anos, implementar políticas públicas que atendam às necessidades da sociedade. Nesses dias, precisamos definir conteúdos, críticas e avaliações para manter a capacidade de qualificar a oferta da agricultura familiar, contribuir com o abastecimentos das grandes cidades, alterar a metodologia para melhorar o aspecto da gestão dos empreendimentos, que ganham as chamadas públicas e enfrentam dificuldade para cumprir a chamada”, ressaltou o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da SAF/MDA, Arnoldo de Campos.

Estudos apresentados no encontro por representantes do Cecanes atestam que alguns municípios já apontam para uma universalização da Lei. É o caso do Paraná e Rio Grande do Sul, que já compram mais de 90% da agricultura familiar para a alimentação escolar. O Nordeste também apresenta grande evolução abastecendo grandes centros consumidores nas grandes cidades.

O Cecanes é fruto da parceria realizada em 2007 entre o FNDE e instituições federais de ensino superior para prestar apoio técnico e operacional na implementação da alimentação mais saudável nas escolas e desenvolver outras ações pertinentes à boa execução do PNAE.

*Fonte: MDA

Anvisa vai lançar consulta pública sobre restrições à venda de remédios que não exigem receita


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, em reunião nessa terça-feira (3), lançar consulta pública, no prazo de 30 dias, sobre a proposta de "adotar mecanismos para permitir que os medicamentos isentos de receita médica possam ser colocados ao alcance do consumidor na farmácia, considerando o risco sanitário envolvido para esse tipo de produto”.

Desde 2010, a Anvisa determinou que medicamentos sem prescrição médica só podem ser vendidos por um atendente. Os remédios deixaram de ficar em gôndolas e prateleiras ao alcance direto do consumidor. Na época, a agência reguladora alegou que o remédio, mesmo isento de receita, pode apresentar risco à saúde e, por isso, o cidadão deve ser orientado por um farmacêutico antes de comprar. A medida não agradou a entidades representativas das farmácias, que recorreram à Justiça para suspendê-la.

No entanto, estudo da equipe técnica da Anvisa sinaliza que a proibição tem diminuído o poder de escolha do consumidor. Em 2007, 4,6% dos remédios isentos de prescrição foram indicados pelo atendente, balconista ou farmacêutico. A influência afetou 9,3% das vendas em 2010, ano em que a exigência determinada pela Anvisa já estava em vigor, segundo estudo apresentando ontem (3) na reunião.

Para representantes da Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (Abimip), o consumidor fica, por exemplo, sem condições de comparar preços com o medicamento atrás do balcão.

A consulta pública foi proposta pelo diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano. Ele também sugeriu que a agência e o setor farmacêutico elaborem, em dois meses, um plano para coibir a venda de remédios com tarja sem receita médica.


fonte: agenciabrasil

terça-feira, 3 de abril de 2012

DIRETOR DO SINTRAF DE SANTO ANTONIO FRANCISCO GOMES PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO DO PROJETO MOVA BRASIL

O Diretor do SINTRAF de Santo Antonio Francisco Gomes e a Agricultora Familiar Kaliane, professores do Projeto Mova Brasil, participaram da formação inicial dos monitores e coordenadores locais do estado, que aconteceu sexta-feira dia 23 de março de 2012, no Centro de Formação Marista, no município de Extremoz. Já é a 4ª edição no RN, 40 municípios estarão atuando com o Projeto, com mais de 170 turmas. O método de ensino é baseado na pedagogia Freiriana e com perspectivas para a formação profissional durante esse ano, eis o objetivo. Santo Antonio atuará com 2 turmas em parceria com o SINTRAF e STR. Para o Presidente do SINTRAF de Santo Antonio, o Sr. José Dário, o Projeto Mova Brasil já tem mostrado no nosso município que é eficaz, sério e de muita competência, já trabalhamos duas turmas alfabetizando em média 50 agricultores familiares na zona rural de nosso município e esse ano trabalharemos mais 2 turmas.


clique nas imagens para ampliar abaixo para ampliar




segunda-feira, 2 de abril de 2012

LULA RIBEIRO PARABENIZA A VEREADORA GORETH ORRICO

Ex-Prefeito Edan Bezerra, Pré-candidato Lula Ribeiro e Dr. João Moura


Não considero uma derrota a decisão do PT em escolher a Aldo, pois já sabia que não seria fácil contornar a situação a meu favor



Mesmo sabendo que a votação não foi ao seu favor na decisão do PT, o pré-candidato a prefeito, Lula Ribeiro assim que soube da votação onde a decisão de apoio era contrário a sua, ligou imediatamente pra vereadora Goreth Orrico, parabenizando-a pela vitória ao pré-candidato Aldo Henrique de Lima.

O blog esteve presente na residência de Lula a convite, onde também já se encontrava alguns co-religionários do PMDB partido de Lula e também de outros da base de apoio.

Não considero uma derrota a decisão do PT em escolher a Aldo, pois já sabia que não seria fácil contornar a situação a meu favor. Ponderou o Pmdbista Lula Ribeiro que em momento algum sentiu-se desanimado com a decisão Ptista de hoje.


fonte: blog saltonarede.com

REUNIÃO DO PT MUNICIPAL DE SANTO ANTONIO/RN

Neste domingo dia 01 de abril do ano em curso, o PT municipal de Santo Antonio se reuniu na Escola Estadual Alexandre Celso Garcia, localizado na rua Marechal Floriano, antiga Rua da Pedra, para discutir a tática eleitoral do PT no município, que norteará o rumo do Partido dos Trabalhadores nos próximos meses. A diretoria executiva juntamente com o diretório municipal e os filiados aptos a votarem exerceram seu papel como membro do PT, se fazendo presente, participando, interagindo, votando com a melhor intenção para o desenvolvimento de nossa cidade. O principal objetivo dessa reunião de tática eleitoral era discutir internamente a unificação da base do PT com os pré-candidatos a prefeito de Santo Antonio, como consta na resolução do Partido dos Trabalhadores no último congresso em 2011. Os candidatos apresentados pelos membros foram Luiz Franco Ribeiro - Lula e Aldo Henrique de Lima, o Sr. Lula apresentado e representado pelos agricultores familiares e outros e o Sr. Aldo pelos professores e outros. Depois das defesas apresentadas por Francicarlos e Dário ao Sr Lula, e José Luiz, Maria das Dores e Figueiredo ao Sr. Aldo, deu-se início a votação para escolha. O resultado obtido foi: dos 59 aptos a votar, compareceram 54. E o resultado oficial foi o seguinte:

Aldo: 30 Votos - 55,55%
Lula: 23 Votos - 42,60%
Branco: 1 Voto - 1,85%

Sendo assim, veremos os próximos acontecimentos de nosso Partido.










SINTRAF FAZ REUNIÃO NAS COMUNIDADES RURAIS PARA DISCUTIR EDUCAÇÃO NO CAMPO DO PROJETO SABERES DA TERRA

O Presidente do SINTRAF de Santo Antonio José Dário, participou de várias reuniões durante a última semana de março do corrente ano, nas comunidades de Redenção, Jucá e Cajazeiras para discutir Educação no Campo do Projeto Saberes da Terra. Esse primeiro encontro com os alunos e professores já marca a história dos agricultores familiares de nosso município, coisa nunca vista antes em nossa cidade. O projeto conta com 3 professores formados e 1 técnico agrícola, ambos capacitados para desenvolverem o projeto educacional na zona rural.













REUNIÃO DO FÓRUM MUNICIPAL DAS ASSOCIAÇÕES DE SANTO ANTONIO