sábado, 2 de fevereiro de 2013

Encontro dos prefeitos: MDA discute sobre compras governamentais e inspeção sanitária

Foto: Andrea Farias/MDA


Nesta quarta-feira (30), a Inclusão Produtiva Rural foi tema de palestra para esclarecimentos e discussão durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que ocorre em Brasília. Com a participação do secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Valter Bianchini, e da diretora de Apoio a Comercialização e Aquisição da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Kroeff, o debate apresentou: um conjunto de políticas do Governo Federal para o combate à pobreza extrema, como as prefeituras podem acessar os programas federais, além dos benefícios que essas ações levam aos municípios.
O foco da discussão foram o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Somente o PAA, por exemplo, terá um orçamento de R$ 1,3 bilhão para 2013.
"Se juntarmos recursos de crédito, de seguro do Garantia-Safra, de bolsa família, entre outros, veremos que existe um círculo virtuoso que serve não só para o combate à pobreza, mas como  para irrigar com muita força a própria economia local de pequenos municípios", assinalou o secretário da Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini. Para o secretário, promover a articulação para que maior número de pessoas acesse as políticas públicas existentes é uma forma de garantir o crescimento dos municípios rurais brasileiros.
"Em muitos municípios, só o recurso do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) é maior que o fundo de participação do próprio município. Para se ter ideia da importância que uma política de crédito pode ter num programa municipal de desenvolvimento", apontou secretário da agricultura familiar do MDA.
Bianchini citou como instrumentos importantes a serem articulados nos municípios o Microcrédito Rural, o Garantia-Safra, a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e o apoio a projetos de infraestrutura locais. "Isso só se faz com políticas descentralizadas. Por isso estamos com as prefeituras para caminharmos na direção de um rural com gente feliz e com inclusão social e produtiva", finalizou o secretário do MDA.
Brasil Sem Miséria
Os principais eixos do Plano são a garantia de renda, acesso a serviços e inclusão produtiva. No meio rural, as ações visam aumentar a produção para a segurança alimentar e a ampliação dos canais de comercialização, com assistência técnica e extensão rural e estratégia de compras públicas e privadas. Para as compras públicas, são programas fundamentais o PAA e o Pnae.
"O objetivo do Plano Brasil Sem Miséria é ampliar os canais de comercialização por meio do abastecimento de mercados institucionais, para promover a geração de renda dos agricultores e movimentar o mercado local", resumiu Denise Kroeff, do MDS.
PAA - Programa de Aquisição de Alimentos
No programa em parceria entre MDA, MDS e Conab, há diversas modalidades que podem ser acessadas pelos agricultores. 
Entre elas, a modalidade mais recente, Compra Institucional, que amplia oportunidades de mercado para a agricultura familiar, permitindo que órgãos de administração da União, estados, DF e municípios comprem, com seus próprios recursos, alimentos para atender demandas regulares de restaurantes universitários, presídios, hospitais, entre outros. Com isso, várias instituições podem comprar da agricultura familiar sem licitação.
Pnae -  Programa Nacional de Alimentação Escolar
O Programa estabelece que um percentual mínimo de 30% de todo o recurso de alimentação escolar  seja comprado da agricultura familiar, com dispensa de licitação. Com essa medida, as prefeituras garantem alimentação fresca, regional e de qualidade e promovem a economia local. 


Para outras informações sobre o Pnae e PAA:
FONTE: MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Vereador Dário Participa de Encerramento do Curso de Cultivo da Mandiocultura


Momento da fala de Dário ao lado dos Concluintes do Curso e Cição , Adelmo Junior e  Orlando

O Vereador e Presidente do SINTRAF (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar) de Santo Antônio/RN , Dário Fortunato participou na tarde do dia 01 de Fevereiro de 2013 , no Assentamento Catolé , do encerramento do Curso de Cultivo e Beneficiamento da Mandioca , ofertado pelo SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural dentro do Programa PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Governo Federal.
Momento da fala do Instrutor Orlando ao lado dos Concluintes do Curso e Cição , Adelmo Junior e  Dário

Na ocasião , Dário esteve participando do encerramento do curso com o objetivo de sempre acompanhar as políticas públicas para o homem do campo e parabenizou a iniciativa e os concluintes do curso.
Participaram também do Encerramento do Curso: Adelmo Junior - Representando a Secretaría Municipal de Agricultura ; José Heriberto Barbosa - Presidente da Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável do Assentamento Catolé ; José Cicero (Cição) - Representante do Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio , além dos alunos , a filha do Cição Kaline e o Instrutor Orlando.
FONTE: Blog do Vereador Dário do Sindicato

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Vereador Dário Participa da Inauguração do CENTRAF e Reunião dos Sindicatos da FETRAF-RN

João Cabral (Coordenador-Geral da FETRAF/RN) fazendo o discurso na
Inauguração do CEMTRAF que será administrado pela FETRAF/RN


Dário visitando o stand do Projeto Mulheres do Potengí 
No último dia 29 de Janeiro de 2013 o Vereador Dário do Sindicato esteve participando da Inauguração do CENTRAF - Centro de Capacitação e Estudos em Metodologias e Tecnologias de Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar em São Paulo do Potengí-RN.
A Construção do CEMTRAF custou R$ 515.213,00 e foi executada com recursos do Governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, com contrapartida do município de São Paulo do Potengi por intermédio do Território da Cidadania Potengi.
Público presente
A solenidade de inauguração foi bastante concorrida. O evento contou com a participação de João Cabral de Lira (Coordenador-Geral da FETRAF/RN), Naldinho (Prefeito de São Paulo do Potengi), Raimundo Costa (Delegado do MDA), Erivan Isídio (Secretário Municipal de Agricultura), representantes do Colegiado do Território da Cidadania Potengi, e demais autoridades da região, dentre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e representante de instituições , e Presidentes dos STR's e SINTRAF's de base da FETRAF-RN. A deputada federal Fátima Bezerra foi representada no evento pelo seu assessor Olavo Ataíde.

Na oportunidade, o Prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, e o Coordenador-Geral da FETRAF/RN, assinaram o contrato de comodato, passando a administração do prédio da Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi para a FETRAF/RN.
Dário ao lado dos Companheiros de Montanhas participando do Encontro de lutas da FETRAF-RN

Encontro de Lutas da FETRAF-RN 2013

Encontro de Lutas da FETRAF-RN 2013

Encontro de Lutas da FETRAF-RN 2013

Encontro de Lutas da FETRAF-RN 2013


Após a Cerimônia de Inauguração , a FETRAF-RN reuniu-se com seus Sindicatos no Encontro Preparatório de Lutas Fetrafiano 2013.
O Encontro que tem como Pauta: XI Jornada Estadual de Lutas 2013;III Congresso da FETRAF BRASIL;Projetos Internos da FETRAF/RN e Projeto Fetrafianos na Política, segue durante todo o dia de hoje com vários encaminhamentos para serem providenciados entre a FETRAF-RN e seus Sindicatos de base.
Com Informações SPP NEWS
FONTE: Blog do Vereador Dário do Sindicato

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

PARABÉNS A COMPANHEIRA MARIA JOSÉ

da esquerda para direita: Cosmo , Emanuel , Cida , Maria , Alex , Gleysson , Dário e Geiza

No último dia 26 de Janeiro de 2013 ,  a Companheira de Lutas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antonio/RN, Maria José Rodrigues fez aniversário.
Nós que fazemos o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santo Antonio/RN , parabenizamos Maria José por seu Aniversário e desejamos muita saúde e paz para a mesma.
Já o Vereador e Presidente do SINTRAF , Dário Fortunato , falou da dedicação e trabalho que Maria tem no Sindicato: 'Maria José é uma companheira que luta incansavelmente pelos direitos de nossos Agricultores e neste dia especial desejo que ela , tenha muita saúde e que continue conosco nos ajudando a trabalhar em beneficio de nossa classe trabalhadora' destacou.
Parte da Direção do Sindicato , esteve homenageando Maria José pela manhã com um bolo surpresa.
Maria e Adriano Pontes


Maria José e Dário Fortunato

Maria e Heriberto Bezerra
Com Informações do Blog do Vereador Dário do Sindicato