sexta-feira, 30 de maio de 2014

Reunião da Diretoria Executiva do SINTRAF de Santo Antônio


No último Sábado dia 22 de Fevereiro de 2014 , na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santo Antônio , o Vereador e Presidente do SINTRAF - Dário Fortunato reuniu a Diretoria Executiva da referida entidade.

A reunião teve como objetivos:Discutir assuntos relacionados a organização interna do Sindicato e estabelecer metas para a conclusão de diversos projetos que estão sendo executados em nosso município.



A reunião segundo Dário , foi muito produtiva pois , a Direção conseguiu definir diversas linhas de ação sempre pensando em beneficiar a sua classe de trabalhadores do campo.

Participaram da reunião além de Dário,  os Diretores: Alex Pontes , João Maria Cabral , Robson Alan , Francicarlos Santos , Maria José Rodrigues , Maria Aparecida Fagundes , Francisco Gomes e Cosmo Tavares.
A próxima reunião ficou agendada para daqui a 15 dias.




Fotos: Alex Pontes

SINTRAF , Mandato de Dário e Secretaria de Agricultura fazem reunião no Sítio Umburana


Na tarde desta Segunda-Feira dia 10 de Fevereiro de 2014 , o Vereador do PT e Presidente do SINTRAF de Santo Antônio- Dário Fortunato , participou de uma reunião em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Santo Antônio - representada pelo Secretário Francicarlos Santos , o seu Mandato e o Sindicato - representado pelo Secretário - Geral Alex Pontes , juntamente com a Associação da Comunidade de Umburana , sendo esta representada pelo Presidente - Manoel Messias.


Durante a reunião , foram feitos os cadastros das famílias beneficiárias do Programa Operação Pipa do Exército Brasileiro, que irão receber filtros d'água melhorando assim a qualidade da água consumida.

Também foi realizado o cadastramento do Programa da Prefeitura: Corte de Terra 2014.

Na oportunidade , o Secretário Francicarlos Santos expôs as ações do Município em 2013 e as expectativas para 2014, na área da Agricultura.


Já Dário fez um balanço de sua atuação na Câmara e o trabalho realizado a frente do Sindicato que é feito em todas as Comunidades Rurais de Santo Antônio.

Fotos: Alex Pontes

Diretores Participam de Reunião sobre os Cursos do PRONATEC CAMPO com MDA , TERRASUL e Secretaria de Agricultura de Santo Antônio


Na última quarta-feira dia 05 de Fevereiro de 2014 , o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santo Antônio - Dário Fortunato , participou de uma reunião com o Núcleo Diretivo do Território Rural Agreste e Litoral Sul (TERRASUL) juntamente com o Delegado Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio Grande do Norte - Dário Alves de Andrade , na sede do Sindicato para tratar de assuntos relacionado ao PRONATEC CAMPO voltado para a Região Agreste e Litoral Sul.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e a modalidade PRONATEC CAMPO, oferta mais de 50 cursos profissionalizantes para a área rural.


Durante a reunião Dário Andrade do MDA explicou como funciona toda a estrutura deste programa e apresentou os diversos cursos ofertados.

Os representantes do Núcleo Diretivo do TERRASUL presentes na reunião: José Arnor - Prefeitura de Jundiá ; Francicarlos Santos - Prefeitura de Santo Antônio ; Alex Pontes - FETRAF/RN; Edmilson - PROVIDA; Damião Gomes - FETARN e Gildene Nascimento - Integrante da Comissão Provisória do Território, escolheram 20 cursos profissionalizantes para a área rural que na próxima reunião do Colegiado do TERRASUL repassarão para todos os 24 Municípios integrantes do Território, para que posteriormente os cursos se aprovados pela Coordenação do Programa Federal , sejam implantados nos Municípios.

Abaixo os Cursos escolhidos pelo Núcleo Diretivo do TERRASUL:

Aconselhador em Dependência Química, (240 horas)
Agente Comunitário de Saúde, (400 horas)
Agente de Desenvolvimento Cooperativista, (160 horas)
Agente de Projetos Sociais. (160 horas)
Agricultura Familiar, ( 200horas)
Agricultor Orgânico, (160 horas)
Artesão  em Artigo Indígenas, (160 horas)
Auxiliar Técnico em Agroecologia, (360 horas)
Auxiliar Técnico em Agropecuária, (200 horas)
Eletricista de Automóvel, (160 horas)
Eletricista Instalador Predial Tensão, (200 horas)
Inseminado Artificiais de Animais, (200 horas)
Mecânico de Motocicletas, (300 horas)
Operador de Motoniveladora, (Padrol), (160 horas)
Operador de Retroescavadeira, (160 horas)
Pescador Artesanal de Ambiente Marinho, (160 horas)
Produtor Agropecuário, (250 horas)
Produtor de Derivados do Leite, (160 horas)
Produto de Doce de Leite, (200 horas)

Suinocultor, (200 horas)

Participaram ainda da reunião: Manoel Messias - Associação de Umburana;Heriberto Barbosa - Associação do Assentamento Catolé ; Betinho - Associação de Timbaúba ;Fábio Fernandes - Instituto Chapéu de Couro ; Suzeti - Interlocutora do PRONATEC em Santo Antônio e Ana Cristina - Secretária Adjunta de Assistência Social de Santo Antônio.

Para o Vereador Dário , o Governo da Presidente Dilma Roussef com este Programa propicia a todos a qualificação tão necessária no mundo do trabalho e que na zona rural não deve ser diferente, por isso todos os esforços serão feitos para beneficiar a todos principalmente o público do campo.

Com Informações do blog do Vereador Dário do Sindicato

SINTRAF Reúne Entidades da Sociedade Civil e Governo Municipal para debater a formação do CMDRSS

Na última terça feira (04) , o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santo Antônio - Dário Fortunato participou da reunião do Fórum Municipal das Associações Rurais de Santo Antônio.
Na oportunidade, foi discutido a composição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CMDRSS) , Conselho este que coordenará todo a execução do Projeto do Governo do Estado o RN SUSTENTÁVEL.

Dário foi o Vereador que apresentou o Projeto de Lei da criação do referido conselho e a reunião com o Fórum era para a escolha das Associações aptas a participarem do CMDRSS.

Durante a reunião , o Projeto aprovado e sancionado pelo Prefeito Municipal foi lido para todos presentes e em seguida foi feita a votação das Associações que participarão do Conselho.
Seguindo o que rege a Lei do CMDRSS , foi formada a composição do referido conselho , ficando assim definida:
1 Representante do Governo Municipal;
1 Representante do Governo do Estado;
1 Representante de ONG;
1 Representante da Igreja;
1 Representante do SINTRAF;
1 Representante do Sindicato dos Produtores Rurais;
1 Representante de Comunidade Quilombola;
Associação de Timbaúba;
Associação de Lagoa Comprida;
Associação de Redenção


Será marcada uma outra data para a eleição da Coordenação do Conselho.