quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Diretor Alex Pontes é escolhido como um dos Coordenadores do TERRASUL


O Coordenador de Secretaria e Organização do SINTRAF de Santo Antônio - Alex Pontes , foi escolhido na manhã do dia 30 de janeiro de 2015 , como um dos Coordenadores do Território Rural Agreste e Litoral Sul (TERRASUL).
A reunião que ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nísia Floresta , foi acompanhada pela Delegacia Federal do MDA e pelo Projeto de Assessoria ao Território da UFRN.
Também foram escolhidos como Coordenadores , o Presidente do SINTRAF de Espírito Santo e Diretor de Comunicação da FETRAF/RN - Aldo Araújo e a Vereadora de Várzea - Leila.

No TERRASUL , Alex representa a FETRAF/RN e também vai comandar a Câmara Técnica de Juventude.

SINTRAF de Santo Antônio Esteve Presente na Plenária Estadual da FETRAF/RN

O SINTRAF de Santo Antônio esteve presente na Plenária Estadual da FETRAF/RN , realizada nos dias 29 e 30 de Janeiro de 2015 em São Paulo do Potengí/RN.

O Presidente do Sindicato juntamente com o Secretário - Alex Pontes e o Tesoureiro Francisco Gomes ,representaram o Sindicato no evento.

A abertura foi feita pelo Coordenador-Geral da Federação - João Cabral de Lira na manhã  da quinta-feira (29). O evento contou com a participação de dirigentes sindicais de Sindicatos dos Trabalhadores na Agricultura Familiares de todo o estado.
Participaram também do evento, algumas das principais lideranças ligadas a Agricultura Familiar do Estado: o diretor geral da EMATER/RN - Cesar Oliveira, Raimundo Costa - Secretário de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária - SEARA, Vinicius Ferreira - Superintendente do INCRA no RN, e Dário Alves - Delegado Federal do MDA no RN.

Ainda durante o evento da FETRAF/RN , Alex Pontes apresentou um Relatório com reivindicações da Regional Canavieira para diferentes órgãos do estado e do âmbito federal, na condição de Coordenador da Regional Canavieira.

Já Dário foi chamado para compor a mesa de abertura na condição de Diretor da FETRAF/RN.
Fotos da abertura:



SEARA, EMATER, MDA e INCRA participaram da Plenária da FETRAF em São Paulo do Potengi

Vinicius (INCRA), Cesar Oliveira (EMATER), João Cabral e Josana (FETRAF), Dário (MDA) e Raimundo (SEARA).

A FETRAF, coordenada pelo potengiense João Cabral, está realizando hoje e amanhã (29 e 30) no CEMTRAF em São Paulo do Potengi, sua plenária de planejamento para 2015, com a participação de lideres sindicais dos SINTRAF's de todo estado, que são ligados a FETRAF.

Na tarde de hoje (29), dentro da programação, a plenária contou com a participação de alguns dos principais lideres da Agricultura Familiar no estado: o secretário de estado da SEARA - Raimundo Costa, o diretor-presidente da EMATER - Cesar Oliveira, o delegado federal do MDA no RN - Dário Alves de Andrade, e o Superintendente do INCRA no RN - Vinicius Ferreira. Eles estiveram discutindo as políticas públicas voltadas para o setor e respondendo perguntas dos sindicalistas que ali estavam.
Vinicius, superintendente do INCRA fazendo sua apresentação
Potengiense Dário, delegado federal do MDA
Raimundo Costa, secretário de estado da SEARA fazendo o uso da palavra
Público presente
Vinicius (INCRA), Cesar Oliveira (EMATER), João Cabral e Josana (FETRAF), Dário (MDA) e Raimundo (SEARA).
Informações e fotos: Blog do Vereador João Cabral

Presidente e Secretário do Sindicato Participaram da Reunião da Regional Canavieira em Brejinho


O Presidente do SINTRAF de Santo Antônio/RN - Dário Fortunato , juntamente com o Coordenador de Secretaria e Organização - Alex Pontes , estiveram participando da primeira reunião de 2015 da Regional Sindical Canavieira da FETRAF/RN.


A reunião que ocorreu no dia 22 de janeiro do ano em curso , no SINTRAF de Brejinho, teve como pontos de discussão e encaminhamentos: Congresso da FETRAF/RN 2015 ; Pauta da Jornada de Lutas 2015 ; Planejamento Anual da FETRAF e da Regional; Finanças e outros assuntos mais.

Diretor Participa da Primeira Reunião Ordinária do FPECOSOL


O Fórum Potiguar de Economia Solidária realizou na manhã deste dia 15 de janeiro de 2015 , sua primeira reunião ordinária de 2015.
A reunião que ocorreu no Centro Pium de Cultura em Pirangí do Norte, Parnamirim/RN teve como pontos de pauta: 




-Informes sobre o edital do banco BNDES de Economia Solidária; Mapeamento das Organizações Sociais pelo SEAPAC e informes do Projeto RN Sustentável.
Foi mais uma importante reunião sobre a luta da Economia Solidária no Rio Grande do Norte.

FONTE: Blog do Alex Pontes

Diretor Participa do Planejamento Anual da FETRAF/RN 2015

Da direita pra esquerda: César Oliveira , Dário Andrade ,
Jubenick Pereira , João Alexandre , José Mota , Alex Pontes ,
Raimundo Canuto e João Cabral.
O Coordenador de Secretaria e Organização do SINTRAF de Santo Antônio/RN - Alex Pontes participou durante os dias 8 e 9 de janeiro de 2015 , do Planejamento Anual da FETRAF/RN (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte) em Pitanguy , município de Extremoz.
Participaram da reunião , os Diretores Executivos da FETRAF/RN:João Cabral de Lira , Maria Avanael Simão  , Maria Josana de Lima  , Maria Cícera Franco de Oliveira , Genésio Francisco Pinto Neto , José Jubenick Pereira da Silva , José Mota da Silva Júnior , Hildebrando Neres da Rocha e Aldo Araújo de Lima. Também estiveram presentes o Presidente do SINTRAF de Messias Targino - Raimundo Canuto de Brito , o Presidente do SINTRAF de Santa Maria - José Erivaldo Dias , o Presidente do SINTRAF de São Paulo do Potengí e Coordenador da Regional Potengí - João Maria Ribeiro , o Secretário do SINTRAF de Santo Antônio e Coordenador da Regional Canavieira - Alex Pontes Silva , João Alexandre - Presidente do SINTRAF de Cerro Corá e Coordenador da Regional Seridó e a Coordenadora do Programa P1+2 (Programa Uma Terra e Duas Águas da ASA) executado pela FETRAF/RN - Râmida Raiza.

Ainda compareceram no Planejamento 2015 da FETRAF/RN: O Assessor Jurídico da Federação - Dr. Valério Dutra , o Delegado Interino do MDA/RN - Dário Alves de Andrade , o Coordenador Geral da EMATER/RN - César José de Oliveira e o Diretor Técnico da CEASA - Hildemar Peixoto de Vasconcelos.

Entre os diversos temas abordados na reunião de Planejamento Anual da FETRAF/RN , destacam-se:



  • BALANÇO DA ATUAL CONJUNTURA POLÍTICA EM NÍVEL ESTADUAL E NACIONAL;
  • BALANÇOS DOS PROJETOS EXECUTADOS PELA FETRAF E METAS PARA 2015;
  • HABITAÇÃO: CONCLUSÃO DE CASAS EM ANDAMENTO E INÍCIO DE NOVAS HABITAÇÕES;
  • ORGANIZAÇÃO SINDICAL;
  • FINANÇAS DA FEDERAÇÃO;
  • JORNADA DE LUTAS 2015;
  • CONGRESSO DA FETRAF/RN 2015;
  • CALENDÁRIO DE ATIVIDADES 2015.
Durante a reunião foi feita a brincadeira do Amigo Secreto entre os participantes.

CONFIRA AS FOTOS DA BRINCADEIRA DO AMIGO SECRETO:

Os Presentes do Amigo Secreto



Maria Avanael e Pôla Pinto



João Alexandre e Maria Avanael



João Alexandre e Hildebrando Rocha



Hildebrando Rocha e Pôla Pinto



João Cabral e Alex Pontes



Alex Pontes e João Maria



João Maria e Aldo Araújo



José Mota e Aldo Araújo



José Mota e Marilene (esposa de Aldo)



Marilene (esposa de Aldo) e Raimundo Canuto



Râmida Raiza e Raimundo Canuto






Dr. Valério Dutra



Josana Lima



Josana Lima e João Cabral

Secretário Geral participa da Plenária de Recomposição do TERRASUL e é reconduzido ao Núcleo Diretivo


O Coordenador de Secretaria e Organização do SINTRAF de Santo Antônio - Alex Pontes , foi reeleito membro do Núcleo Diretivo do Território Rural Agreste e Litoral Sul (TERRASUL), durante a Plenária de Recomposição do Colegiado , ocorrida no dia 12 de dezembro de 2014 em Tibau do Sul.
Durante o evento , todas as câmaras temáticas foram renovadas , que inclusive Alex coordenará a Câmara Temática de Juventude no Território Agreste e Litoral Sul.


Todo o processo foi coordenado pela equipe do Projeto de Assessoria a Territórios da UFRN e acompanhado pela delegacia do MDA/RN.

Participaram do evento: dezenas de prefeitos, secretários, Presidentes de Sindicato , Representantes de Cooperativas , ONG's e Federações.

Alex representa a FETRAF/RN no Território.